
Siga os conselhos de dois eletricistas e evite incêndios na sua casa (Foto: Shutterstock)
Você certmente já sabe que alguns cuidados simples na rotina doméstica pode evitar muitos transtornos, e isso inclui possíveis incêndios em casa. Basta um esquecimento para um eletrodoméstico colocar a sua vida e de sua família em risco.
A eletricidade está presente a cada minuto do nosso dia. Ela é uma força poderosa que pode ser totalmente perigosa se não tomarmos cuidado.
De acordo com a NFPA (National Fire Protection Association, Associação Nacional de Proteção contra Incêndios), mais de 32.000 incêndios domésticos por ano estão relacionados a fiação, iluminação, cabos e plugues.
Veja o que dizem especialistas sobre o que realmente é importante saber quando se trata do uso seguro da eletricidade em casa.
Saiba como evitar incêndios em casa com 7 atitudes simples
Com alguns cuidados e atenção no dia a dia, você evita um incêndio repentino na sua cozinha, transtornos causados pelo simples fato de colocar a sua airfryer no local errado, e outros tipos de acidentes em outros ambientes da casa.
O site Real Simple esclareceu as principais dúvidas com Corey Hannahs, engenheiro elétrico da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios, e Rob Warkins, proprietário/operador da Warkins Electric.
1. Escolha a lâmpada certa:
Como comprar a lâmpada? Quando se trata de segurança, comece lendo o rótulo. "Sempre use a potência nominal adequada das lâmpadas para a luminária", alerta Hannahs.
"A potência máxima deve ser mostrada em um adesivo que geralmente está no soquete da lâmpada (onde você rosqueia a lâmpada), mas também pode estar em algum lugar na própria luminária."
Se você usar uma lâmpada com uma potência maior do que a indicada para a sua luminária, o soquete pode derreter ou pode ocorrer um incêndio, afirma o especialista.
2. Descarte o cabo de extensão:
Especialmente se você mora em uma casa mais antiga, as tomadas podem ser poucas e distantes entre si. Isso acaba estimulando o uso de uma extensão para levar eletricidade para onde você precisa.
No entanto, os aparelhos de carga maior (ar-condicionado, aquecedores de ambiente) devem ser conectados diretamente a uma tomada de parede.
"Não devem ser usados cabos de extensão e réguas de plugues. Isso ocorre porque esses aparelhos geralmente consomem uma amperagem significativa que excede a classificação dos cabos de extensão e das réguas de plugues", explica Corey Hannahs.
A carga excessiva além da capacidade do cabo de extensão ou régua de plugues pode degradar sua integridade e provocar um incêndio.
E se usar um cabo de extensão para um item adequado, jamais o coloque debaixo de um tapete. Os incêndios podem começar quando o calor se acumula perto de objetos que queimam, de acordo com a NFPA.
3. Use interruptores de circuito de falha de aterramento:
O que são interruptores de circuito de falha de aterramento (GFCIs) e por que precisamos deles? "Eles são um mecanismo de segurança que desliga um circuito elétrico quando surge um risco de choque", explica Hannahs, como espaços onde há eletricidade e água.
Os GFCIs devem ser instalados em banheiros, cozinhas, garagens e porões, bem como em todas as tomadas externas.
Embora sejam normalmente instalados como tomadas de receptáculos, se não for viável substituir as tomadas, eles também podem ser instalados em painéis elétricos como disjuntores, acrescenta ele.
4. Teste os interruptores de circuito de falha de aterramento:
O especialista adverte que apenas ter GFCIs não é suficiente. É fundamental ter a certeza de que estão funcionando corretamente: "Eles devem ser testados pelo menos uma vez por mês ou com mais frequência, conforme recomendado pelo fabricante."
Para fazer o teste, de acordo com o CSPC, conecte uma lâmpada na tomada, acenda a lâmpada e pressione o botão de teste do GFCI.
Se a luz não se apagar, o interruptor de circuito de falha de aterramento não está funcionando corretamente e você deve acionar um eletricista. Se funcionar, pressione o botão de reinicialização. Se a luz não voltar a acender, ele deve ser substituído.
5. Proteja as tomadas e as crianças umas das outras:
Se você tem crianças em casa, use tampas plásticas nas tomadas, alerta Warkins. "Já vi muitas tomadas danificadas por crianças que colocaram facas nas tomadas, causando grandes danos!", explica.
Confira se os seus receptáculos são resistentes a violações para evitar choques e queimaduras graves de crianças caso coloquem objetos nas fendas das tomadas elétricas.
6. Não superaqueça as tomadas:
As tomadas de cozinha são equipamentos de trabalho, fornecendo energia para vários aparelhos pequenos e grandes. No entanto, você deve usar um aparelho que produza calor por vez.
Mantenha o forno de micro-ondas em uma tomada separada da torradeira, por exemplo, e o forno da torradeira separado da cafeteira para evitar o superaquecimento da fiação.
7. Só não faça você mesmo:
Embora os vídeos online possam ser ótimos para alguns projetos do tipo "faça você mesmo", o trabalho elétrico não é um deles”, aponta Hannahs.
Pode ser que você economize algum dinheiro no curto prazo, mas pode colocar a sua segurança em risco se fizer seu próprio trabalho elétrico.
"Sempre contrate um eletricista qualificado para realizar trabalhos elétricos em sua casa. Eles são treinados nos requisitos do código e nos métodos de instalação que manterão você, sua casa e as coisas que você mais preza em segurança", diz Hannahs.
Veja mais!
Sua vida está em perigo: veja por que você precisa fechar a porta do seu quarto antes de dormir, segundo especialistas em segurança
Explosão gerada por óleo quente e água causa morte em SP: entenda por que isso acontece, como evitar e o que fazer em caso de acidente