• Entrar
  • Cadastrar
Não beba água depois de exagerar na pimenta do prato. Descubra a solução certa para esse problema!

Beber água é a pior estratégia para quem exagerou na pimenta e a chance de piorar a sensação de ardência é maior.

Não beba água depois de exagerar na pimenta do prato. Descubra a solução certa para esse problema!

Saiba quais são os alimentos que aliviam a queimação da pimenta na boca (Foto: Shutterstock)

A pimenta é um ingrediente polêmico: ou você ama, ou odeia. Há quem tenha uma verdadeira obsessão pela sensação picante que a pimenta oferece ao prato, mas sempre vai aparecer alguém para questionar essa relação estranha de prazer.

Se você já teve alguma experiência traumática pela ardência na boca, ainda que seja por errar o ponto da pimenta na comida, certamente prefere evitar comer essa especiaria para não passar sufoco outra vez. Mas que tal dar uma nova chance?

O TudoGostoso traz uma dica infalível de um professor de química para na próxima vez você conseguir administrar essa sensação de ardência sem traumas. E aprenda de uma vez por todas: nunca beba água!

Por que a boca arde quando comemos pimenta?

A verdade é que alguns temperos são capazes de provocar reações de diferentes formas nas pessoas. Algumas se identificam com o sabor e a sensação que a pimenta proporciona, outras querem distância de pratos apimentados. Mas por que a boca arde tanto?

Segundo explica o professor de Química Lucas Moreno (@moleculando), a capsaicina, substância presente na pimenta, é responsável por causar a sensação de ardência na boca. "Ela que envia os comandos sensitivos para o nosso cérebro. Quando a gente ingere a pimenta, a capsaicina libera substâncias na língua e isso ativa um nervo que conecta a nossa boca, nariz e olhos, por isso tudo começa a ficar meio 'zoado'", esclarece.

E ainda libera uma substância que é responsável por ativar a sensação de calor, como se impedisse as pessoas a ingerirem alimentos que queimam: "Essa ardência que a gente sente está ligada à sensação de encontrar algo quente, o que é estranho, porque não tem nada quente na boca. Os nossos receptores neurais que estão meio confusos."

O erro vem neste momento. Durante essa sensação de queimação, como se houvesse algo quente na boca, as pessoas procuram beber água acreditando que vai "apagar" o fogo.

Não beba água quando quiser amenizar a queimação da pimenta

Já é um costume: a reação das pessoas quando comem algo muito picante é buscar um copo, ou melhor, uma garrafa d’água. E esse é o grande problema, conforme aponta o professor. Isso porque a água causa o efeito contrário, pois espalha a capsaicina pela boca.

"A estrutura química da capsaicina nos mostra que ela é uma molécula predominantemente apolar. Isso significa que é uma substância que não se solubiliza em água, não tem afinidade com a água", explica.

Saiba o que alivia a ardência da pimenta na boca

Para se livrar da ardência na boca causada pela pimenta, o ideal é buscar alimentos de "composição apolar". Segundo indica Lucas Moreno, a gordura presente no leite é uma boa opção. Por isso, opte pelo leite integral, por exemplo, por ter mais gordura.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que alimentos ácidos também reduzem a sensação de ardência ao aumentar a salivação. Sendo assim, ao chupar um limão ou ingerir uma colher de vinagre, o desconforto também vai aliviar.

Comer pão puro também é uma estratégia indicada! Ele tem o poder de absorver essa substância que causa a queimação. O amido costuma ser eficiente nesses casos.

Outras dicas que costumam ser compartilhadas são o consumo de iogurte natural, o creme azedo (presente nos pratos mexicanos com o intuito de amenizar a ardência da pimenta) e até

Veja mais!

Apesar da fama de vilãs, as pimentas oferecem vários benefícios à saúde. Descubra!

Conheça 10 pimentas muito usadas na culinária brasileira.

Temas relacionados