
Você vai transformar o visual do seu quarto com essas plantas (Créditos: Shutterstock)
Se você tem um quintal em casa, sabe que as plantas ajudam a dar mais vida ao ambiente, com todas as suas cores, formas e tamanhos diferentes. Nos últimos anos, ao invés de deixá-las apenas do lado de fora, muitas pessoas estão cultivando plantas dentro de casa. Essa prática se tornou uma tendência não apenas pelo fato delas ajudarem na decoração do ambiente, mas também pelos benefícios que oferece para o bem-estar e saúde.
Além de melhorar a qualidade do ar, funcionando como um purificador natural, algumas espécies podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e promover um sono mais relaxante. Nem todas as plantas são recomendadas para o cultivo interno, mas nós trouxemos uma lista com 5 plantas que você deveria ter no quarto. Acompanhe até o final para pegar dicas de como cuidar delas!
Jiboia
Conhecida por ser uma planta extremamente fácil de cuidar, a jiboia é uma espécie de planta trepadeira que se adapta bem a diferentes níveis de luz e por isso é perfeita para se ter dentro de casa. Além de crescer rapidamente, ela purifica o ar e pode ser utilizada de diversas maneiras na decoração. O mais comum é deixá-la pendurada em algum local alto, assim conforme suas folhas forem crescendo ela cria um lindo efeito cascata em direção ao chão.
Cuidados com a jiboia:
A jiboia pode ser plantada em vasos pequenos, sem muita terra. Ela prefere solos úmidos, mas não encharcados, então é preciso estar atento na hora de regar. Durante as estações mais quentes, você pode regá-las de duas a três vezes por semana e no inverno a frequência pode ser reduzida. Para mantê-la saudável, coloque o vaso em um local com meia-sombra e lembre-se de trocar o substrato a cada três meses.
Espada-de-são-jorge
Muito popular no Brasil, a espada-de-são-jorge é uma planta versátil que se adapta bem tanto fora quanto dentro de casa. Uma de suas principais vantagens é o fato de liberar oxigênio durante a noite, se tornando uma aliada para a qualidade do sono. Ela não requer muito cuidados e costuma durar bastante tempo, sendo uma opção interessante para deixar um cantinho no quarto, preenchendo os espaços vazios.
Cuidados com a espada-de-são-jorge
Como esse é um tipo de planta que armazena a água nas folhas, não preciso regar com tanta frequência, a dica é ficar de olho no solo e para ele não ficar seco demais. Durante as estações mais quentes a rega pode ser feita uma vez por semana e no inverno a cada 10 dias. Você pode deixar a sua espada-de-são-jorge em locais com luz indireta ou meia-sombra.
Lírio-da-paz
O lírio-da-paz é uma ótima opção para se ter dentro de casa, uma vez que funciona como um purificador natural, podendo aumentar a umidade do ambiente em até 5%, sendo uma ótima opção para quem tem problemas respiratórios. Fácil de cuidar, ela ajuda a eliminar as toxinas e micróbios que podem causar alergia.
Cuidados com o Lírio-da-paz
Essa é uma planta que precisa ficar em ambientes com pouca luz, evitando a exposição direta do sol. Você colocá-lo em um vaso de acordo com o tamanho atual da planta e ir trocando conforme ele cresce. Basta regar de duas a três vezes por semana, garantindo que o solo fique umedecido, mas não encharcado.
Lavanda
Conhecida por sua beleza e fragrância inconfundível, a lavanda pode ajudar a diminuir o estresse, causando um efeito calmante. Pode ser facilmente mantida em vasos pequenos, na janela ou em um cantinho no chão do quarto. Essa planta é ideal para quem tem problemas para dormir, mas pode não ser muito interessante para quem tem sensibilidade com aromas.
Cuidados com a lavanda
Diferente das espécies anteriores, a lavanda precisa de uma certa quantidade de luz solar para se desenvolver de maneira saudável. Recomenda-se mantê-la próximo a uma janela para que possa receber de 4 a 6 horas de luz diária.
Clorofito
Essa também é uma boa opção de planta para fazer a limpeza do ar dentro de casa. O clorofito absorve odores até mesmo de fumaça e mantém os níveis de oxigênio do local em que estiver bem elevado.
Cuidados com o clorofito
Essa planta precisa ser deixada em um lugar do quarto que recebe um pouco de luz. Ela pode ser mantida em vasos pequenos e a rega pode ser feita uma vez na semana, tomando cuidado para o solo não ficar alagado.
Veja mais:
Pouca gente sabe: a canela em pó ajuda no crescimento de plantas e frutas