O quarto episódio do MasterChef Brasil 2025, exibido no dia 17 de junho, trouxe dois desafios intensos e cheios de significado. A noite foi marcada por homenagens à culinária afro-brasileira e por uma prova de eliminação com comidas de rua internacionais adaptadas ao paladar brasileiro.
Teve desafio, teve competição se iniciando, muitas lágrimas e afeto por todos os lados. A gente amou e tem certeza que você vai adorar saber o que rolou. No final, tem surpresa boa. Vem ver!
Prova de ancestralidade emociona e desafia os participantes
A primeira prova foi uma verdadeira aula sobre a importância da cultura e da gastronomia afro-brasileira. Os participantes receberam orientações da chef Dona Carmen Virgínia, especialista no tema e fundadora do restaurante Altar Cozinha Ancestral, em Recife, declarado patrimônio cultural imaterial da cidade de Recife. A renomada chef compartilhou ensinamentos sobre ingredientes, história e ancestralidade.
O desafio era preparar, em apenas uma hora, um prato que representasse bem essa culinária, a ênfase estava nos temperos e no sabor. A emoção tomou conta da cozinha, trazendo à tona muitos sentimentos dos competidores. E contou com uma quebra de protocolo em um abraço caloroso.
Mesmo diante da complexidade do tema, Taynan se destacou e venceu a prova. Fernanda, Felipe M. e Vitória também agradaram e fecharam o quadros dos destaques positivos. Já Ricard, Glória e Felipe B. ficaram entre os piores e foram direto para a eliminação.
Insossos x apimentados: divisão e estratégica
Como vencedora, Taynan precisou classificar os colegas em dois grupos: insossos e apimentados, usando a afinidade como critério. Ela salvou os apimentados da eliminação, o que levou os insossos à segunda prova da noite.
Comidas de rua internacionais ganham releitura brasileira: veja quem saiu do MasterChef Br na prova de eliminação
Na prova eliminatória, o desafio foi preparar comidas de rua típicas de outros países, com um toque brasileiro como exigência. Os participantes foram sorteados para definir os pratos e precisaram encontrar o equilíbrio entre releitura e respeito à receita original.
Leonela foi o grande destaque da rodada, com uma empanada inspirada na moqueca. Glória, Felipe B. e Rodrigo também se salvaram. Já Ricard e Daniela enfrentaram a última avaliação dos jurados. Ricard foi o eliminado do quarto episódio por não conseguir adaptar o yakitori com sucesso.
Identidade e técnica combinam como Masterchef Brasil e TudoGostoso
O episódio reforçou como conhecer a própria história e adaptar técnicas internacionais com criatividade é essencial para se destacar no MasterChef Brasil. Mais do que competir, os cozinheiros amadores mostraram que cozinhar também é uma forma de reconexão com as raízes.
Se você também quer explorar novos sabores e aprimorar suas habilidades na cozinha, a gente separou as receitinhas que se destacaram no episódio, direto do TudoGostoso para você se inspirar