
Receitas virais de pepino faz Islândia ficar sem estoque do alimento. (créditos: Shutterstock/ Reprodução TikTok)
Quem está por dentro das trends do TikTok sobre culinária certamente já deve ter visto pelo menos um vídeo das receitas de salada de pepino do criador de conteúdo Logan Moffitt. Conhecido como “o cara do pepino”, o influenciador canadense viralizou na plataforma após compartilhar com seus seguidores algumas opções de preparos feitos com o vegetal. As receitas são bem simples e fáceis de fazer e, considerando as reações do jovem, elas parecem deliciosas.
O sucesso das saladas de Logan é tanto que muitas pessoas estão comprando pepino para reproduzir as receitas em casa. A princípio, o aumento da popularidade do legume não representa nenhum problema, afinal o pepino oferece muitos benefícios à saúde e é um ótimo alimento para incluir na dieta. Porém, na Islândia, a trend do "Cucumber Guy" criou uma escassez nacional do vegetal.
E o pepino não é o único ingrediente que esgotou. Segundo a Associação de Agricultores da Islândia, o óleo de gergelim e outros temperos usados pelo jovem nas suas receitas também estão em falta no mercado devido à alta procura.
Produtores de pepinos não conseguem dar conta da demanda pelo alimento no país
A diretora da associação de agricultores da Islândia, Kristín Linda Sveinsdóttir, disse à BBC News que atualmente não consegue atender à demanda de pepinos no país. Segundo ela, o esperado é que o fornecimento volte ao normal em algumas semanas. Porém, como a receita se tornou viral em todo o país, os estoques do alimento estão diminuindo drasticamente.
Mas essa não é a primeira vez que falta alimento nas prateleiras dos supermercados da Islândia por causa de algum viral no TikTok. Em 2021, um prato de macarrão com queijo feta assado que bombou na plataforma tirou o queijo grego das prateleiras de vários supermercados espalhados pelo país. No mesmo ano, uma receita de tigela de arroz com salmão que se tornou trend também esgotou os suprimentos de maionese Kewpie.
Especialistas alertam sobre o consumo excessivo de pepino
O pepino é fonte de muitas vitaminas e minerais, incluindo vitamina K, vitamina C, potássio, magnésio, fibras e manganês. Por isso, o consumo de receitas com o vegetal é seguro e saudável, desde que seja feito com moderação. No entanto, especialistas chamam atenção para os efeitos colaterais negativos devido à ingestão excessiva. O alto teor de água e fibras do vegetal estimula os movimentos intestinais e, para algumas pessoas, pode causar desconforto digestivo se consumido em grandes quantidades.
Pessoas com problemas renais também devem consumir o pepino com moderação. O alimento contém bastante potássio, um mineral que tende a sobrecarregar os rins de pessoas que já apresentam alguma irregularidade no órgão.
Se você gosta de pepino ou quer experimentar novas maneiras de incluir o alimento na sua alimentação, vale a pena dar uma olhada no perfil de Logan no Tiktok. Além disso, aqui no TudoGostoso nós também temos diversas receitas com pepino deliciosas para você preparar em casa. Aproveite!
Veja também:
Benefícios do pepino para desinchar: é isso que acontece com o seu corpo se ingerir o vegetal diurético
Não coloque os pepinos na geladeira! Descubra o jeito certo de guardar o alimento