• Entrar
  • Cadastrar
É por isso que as pontas das folhas das suas plantas ficam marrons
J
Por  Joanna

Se as folhas das suas plantinhas começarem a ficar marrons ou secas demais, não se desespere. É só reforçar alguns cuidados que dá para resolver o problema. 

É por isso que as pontas das folhas das suas plantas ficam marrons

Entenda por que as pontinhas da sua planta ficam secas e marrons. (créditos: Shutterstock)

Se você adora plantas em casa, provavelmente já percebeu em algum momento que as pontas e laterais das suas folhas começam a ficar marrons. Embora possa parecer um sinal alarmante, esta aparência não é o fim do mundo. Na verdade, é apenas um indício de que sua planta pode estar passando por um momento de estresse. Porém, há uma boa notícia: com alguns ajustes nos cuidados, é possível resolver esse problema e restaurar sua vitalidade. Confira!

Como recuperar a vitalidade das folhas das plantas

Uma das causas mais comuns por trás das manchas marrons é a rega inadequada. As plantas precisam de um fluxo constante de água até as raízes para se manterem saudáveis. Se as raízes não receberem água suficiente, as pontas das folhas ressecam em sinal de desidratação. Com o tempo, o escurecimento vai atingindo outras partes das folhas.

Para reverter o quadro, o ideal é reforçar a rega da planta. Mas atenção, o excesso de água também pode causar problemas, por isso o segredo é manter o substrato úmido, mas nunca encharcado. Certifique-se de ajustar a frequência de rega de acordo com as estações do ano, pois no inverno as plantas necessitam de menos água do que no verão.

Outro motivo que pode estar causando o problema é o tipo de substrato utilizado. Solo excessivamente compactado ou mal drenado impede que a água chegue adequadamente às raízes, o que pode causar estresse adicional à planta. Quando for detectado que a água não é bem absorvida, deve-se optar por um substrato mais solto, que favoreça a circulação de água e nutrientes para as raízes.

Cuidado com o sol e excesso de luminosidade nas plantas

Além disso, o impacto da luz solar direta não deve ser subestimado. Muitas plantas domésticas, especialmente as tropicais, preferem luz mais suave ou indireta. Colocar suas plantas sob o sol direto, especialmente se estiverem perto de uma janela sem cortinas, pode queimar as folhas e fazer com que suas pontas fiquem marrons.

Neste caso a solução é simples: é preciso deslocar as plantas para um local onde a luz seja mais difusa, como perto de uma janela com cortinas de luz ou em um canto bem iluminado, mas longe do sol direto.

O ambiente interno seco também é outro fator que pode contribuir para danos às folhas. As plantas tropicais, por exemplo, requerem níveis mais elevados de umidade para prosperar.

Para quem mora em um local com clima seco, um umidificador pode ser uma excelente ferramenta para criar um ambiente mais adequado. Você também pode borrifar levemente as folhas com água ou agrupar várias plantas para criar um microclima que promova o bem-estar.

Veja também:

8 plantas que adoram sombra e muito fáceis de cuidar para ter em casa
Essas são as melhores plantas para ter em casa se você tem preguiça de cuidar delas

Temas relacionados