
Regue as suas zamioculcas para que elas cresçam bem (Foto: Shutterstock)
A zamioculca conquistou um lugar especial nos lares de quem ama cultivar plantas e até mesmo entre os iniciantes por sua facilidade de cuidados.
Essa planta tolera sombra, exige pouca água e praticamente cuida de si mesma. No entanto, mesmo sendo resistente, ela pode dar sinais de que algo não vai bem.
Se suas folhas estão murchando ou pararam de brotar, talvez seja hora de recorrer a um truque simples que pode fazer toda a diferença.
Onde colocar as zamioculcas para que ela se desenvolva bem?
A zamioculca não requer muitos recursos e raramente fica doente. Ainda assim, algumas regras devem ser seguidas se você deseja que a sua planta fique sempre saudável e que seja incentivada a ganhar novas folhas. E onde posicioná-las é uma das regras importantes a considerar.
- As zamioculcas se desenvolvem melhor em locais com semi-sombra e luz difusa;
- Ela gosta de calor, por isso deve ser cultivada em ambiente com temperatura entre 20-25°C;
- O solo das zamioculcas deve ser fértil, rico em húmus e permeável;
Essa suculenta não exige uma rega regular, já que armazena água por muito tempo. Ela deve ser regada somente quando o solo está completamente seco.
Mas para cultivar zamioculcas, colocar um truque em prática vai estimualr o crescimento da planta.
Como regar zamioculcas? Experimente o método japonês
No Japão, as plantas ocupam um lugar especial na cultura e são frequentemente associadas a significados simbólicos profundos.
Por isso, os japoneses levem seus cuidados muito a sério e até desenvolvem métodos próprios para estimular o crescimento e a vitalidade das plantas.
Um desses truques tradicionais é a rega com água de arroz, conhecida por ser especialmente eficaz com Zamioculcas que estão teimosas e paradas no crescimento. O processo é simples:
- Coloque uma colher de arroz cru em um pote;
- Despeje água morna sobre ele;
- Feche o recipiente e deixe descansar por algumas horas;
- Quando a água estiver turva, coe o arroz e utilize o líquido para regar a planta.
O resultado pode surpreender: em poucos dias, é possível notar o surgimento de novos brotos na planta, um sinal claro de que a zamioculca voltou a se desenvolver.
Veja mais!
A minha zamioculca quase apodreceu, mas segui as dicas dessa jardineira e salvei a minha primeira planta, ela está linda e plena!
Zamioculca é uma planta que deve ser cultivada dentro de casa, mas será que ela cresce no quintal?