• Entrar
  • Cadastrar
Bicarbonato de sódio: usado em receitas, na limpeza e até para remover manchas dos dentes ou aliviar dor de garganta, será que o ingrediente tem efeitos colaterais no corpo?

De forma geral, o uso do bicarbonato é seguro, mas, em alguns casos, pode trazer riscos

Bicarbonato de sódio: usado em receitas, na limpeza e até para remover manchas dos dentes ou aliviar dor de garganta, será que o ingrediente tem efeitos colaterais no corpo?

Veja quando o bicarbonato pode ter efeitos colaterais (Crédito: Shutterstock)

Se tem um ingrediente considerado versátil na cozinha, esse ingrediente é o bicarbonato de sódio. Ele pode ser usado tanto em receitas como para fazer produtos de limpeza caseiros. Também é usado por muita gente até para remover manchas nos dentes e até para aliviar dor de garganta.

Diante de tantos usos, uma dúvida comum é se esse produto químico tem efeitos colaterais no corpo. Afinal, por ser muito usado, dá aquele receio de ele causar problemas de saúde, né? Vamos entender a seguir!

Usos do bicarbonato

Você provavelmente guarda uma caixa de bicarbonato de sódio no fundo da geladeira e a usa quando precisa fazer uma receitinha ou até para remover manchas. De fato, o bicarbonato de sódio é um item comum em praticamente todas as casas, mas seus usos vão além desses que falamos acima. Vamos falar mais sobre esses usos antes de saber sobre seus possíveis efeitos colaterais.

Já é sabido pela maioria das pessoas, por exemplo, que, quando usado na culinária, o bicarbonato de sódio atua como um fermento químico, liberando dióxido de carbono ao reagir com um ácido, como o vinagre, criando bolhas que fazem o bolo ou biscoito crescer e ficar macio e fofo.

Mas o bicarbonato de sódio também é usado como antiácido, por exemplo, para aliviar azia e indigestão, neutralizando o ácido estomacal. Uma maneira comum de usá-lo é dissolver meia colher de chá em meia xícara de água para aliviar a azia (isso, porém, não deve ser feito sem orientação médica, ok?).

Além disso, ele também é muito usado pelas pessoas para clarear os dentes, por exemplo, sendo muitas vezes um dos ingredientes das pastas de dente, sabia?

Mas, afinal, o bicarbonato de sódio tem efeitos colaterais?

Embora o bicarbonato de sódio tenha muitos usos, existem alguns problemas a serem considerados caso você o consuma em excesso. Por exemplo, usá-lo nos dentes por muito tempo pode desgastar o esmalte, assim como combiná-lo com ácidos para clarear os dentes de forma caseira.

Além disso, devido ao seu alto teor de sódio, o consumo em excesso pode causar vômitos e diarreia, bem como problemas mais sérios, como convulsões e insuficiência renal. Esse sódio também pode aumentar a pressão arterial e causar retenção de líquidos, especialmente em pessoas com hipertensão ou problemas renais.

E tem mais: usá-lo como um antiácido, principalmente sem indicação médica, pode piorar problemas gastrointestinais. Em grandes quantidades, pode causar desconforto gastrointestinal, como náuseas, vômitos e diarreia.

Lembrando que esses efeitos são mais comuns se você usá-lo para tratar problemas de saúde. Na culinária, o bicarbonato de sódio é geralmente seguro quando usado nas quantidades recomendadas em receitas, como fermento em bolos e biscoitos.

Bicarbonato de sódio é o rei da faxina: veja essas dicas para sua cozinha brilhar
Para que serve bicarbonato no feijão? Ingrediente influencia no cozimento e até nos gases!

Temas relacionados