• Entrar
  • Cadastrar
AirFryer e forninho elétrico: as comidas ficam iguais em um ou no outro?

A airfryer prepara as comidas de forma mais rápida, mas será que os resultados são exatamente os mesmos?

AirFryer e forninho elétrico: as comidas ficam iguais em um ou no outro?

Entenda as diferenças entre os preparos feitos em cada eletrodoméstico (Crédito: Shutterstock)

A airfryer é um dos acessórios da cozinha mais usados nos dias de hoje: afinal, é prático, ocupa pouco espaço e prepara comidas deliciosas em poucos minutos, diferente de métodos mais convencionais, como o forninho elétrico ou o forno à gás.

Mas será que, apesar de o tempo de preparo na airfryer ser mais rápido, o resultado que ela oferece é similar ao do forninho? Vamos entender a seguir!

Diferenças entre airfryer e forninho

Tanto a airfryer quanto o forninho têm funções parecidas, sendo “concorrentes” quando o assunto é eficiência e qualidade na hora de preparar pratos gostosos e cozidos uniformemente.

O forninho elétrico entrega um resultado similar ao do forno à gás, mas é mais prático, podendo ser colocado em cima de bancadas ou móveis como um micro-ondas. Ele tem resistências na parte interna, em cima e embaixo, que são responsáveis pelo cozimento uniforme e sem perder a consistência do alimento.

Já a airfryer usa uma espécie de ventilador potente para circular ar quente ao redor dos alimentos (convecção), proporcionando uma cocção rápida e uniforme. A airfryer consegue assar diferentes tipos de alimentos, mantendo o sabor e dando mais crocância para pratos, como batata frita, pão de queijo e salgadinhos.

Ambos não exigem óleo para o preparo, mas é verdade que adicionar um pouco de gordura (azeite, manteiga) nos alimentos antes de prepará-los, tanto na airfryer quanto no forninho, vai deixá-los mais crocantes.

Mas, afinal, as comida ficam iguais?

Você pode usar tanto o forninho quanto a airfryer para preparar exatamente os mesmos alimentos. Porém, a airfryer tende a manter um pouco mais a crocância dos alimentos exatamente pela função “convecção”, que usa o ar quente para “fritar” rapidamente os alimentos.

O forno elétrico também pode criar crocância, especialmente se tiver uma função de convecção, mas geralmente não tão eficaz quanto a airfryer. Porém, ele tem uma vantagem: pode ser mais versátil em termos de tipos de cozimento (assar, grelhar, tostar), apesar de levar mais tempo.

O veredito, portanto, é que a airfryer tende a produzir uma crocância mais uniforme e rápida na superfície dos alimentos em comparação com os outros métodos e, se você procura rapidez e crocância, a airfryer é uma excelente escolha.

Mas, ainda assim, o forninho tem seu espaço na cozinha! Se você está buscando um equilíbrio entre tamanho compacto e versatilidade, um forninho elétrico pode ser a melhor opção. Além disso, pode variar em tamanho, sendo que alguns oferecem mais espaço do que a maioria das airfryers.

Respondendo diretamente à pergunta do título: as comidas não ficam exatamente iguais, sendo que a airfryer tem um potencial maior para preservar a crocância.

Ninguém te contou, mas você precisa limpar essa parte da airfryer pra não estragar a sua fritadeira
Benefícios de cozinhar na airfryer: entenda o que é real e o que fica na promessa

Temas relacionados