Conheça práticas que vão fazer você produzir menos lixo no seu dia a dia!
Hoje em dia é grande a preocupação com o meio ambiente e, dentre as iniciativas principais, está a de diminuir o lixo produzido por pessoa. Um dos passos mais importantes é evitar o desperdício de alimentos. Pensando nessas pequenas atitudes, que podem se tornar importantes atos, confira dicas de como produzir menos lixo no seu dia a dia!
Na hora da compra, prefira as verduras das hortas
Normalmente, procuramos comprar as verduras em supermercados, onde normalmente já estão embaladas, o que pode se tornar difícil na hora da reciclagem. Procure comprar as frutas e verduras a granel ou em hortas locais. Assim, você reduzirá a quantidade das embalagens utilizadas.
Utilize sacolas retornáveis quando for as compras
Quando for fazer suas compras do mês no supermercado, evite utilizar as sacolas plásticas e use as sacolas retornáveis. Você pode até utilizar algumas sacolas plásticas para colocar os produtos de limpeza ou alimentos que podem soltar algum líquido, porém com toda a cautela, afinal, devemos evitar a alta quantidade de lixo.
Compre as verduras nas hortas invés de supermercados, para reduzir a quantidade de embalagens.
Invista em novas receitas e assim evitar o desperdício dos alimentos
No seu dia a dia na cozinha tente produzir receitas que aproveitem o alimento completamente ou recorra à compostagem. Busque opções e tenha criatividade para não descartar os alimentos à toa. Você pode fazer isso com frutas, legumes e verduras, por exemplo. Outra dica é comprar apenas o que for realmente utilizar, para não jogar no lixo os alimentos que passaram da validade e você acabou não utilizando.
Reaproveite o que iria parar no lixo
Se você é uma pessoa criativa ou tem boas habilidades manuais, tente transformar o que iria para o lixo em algum objeto útil para sua casa. Você pode fazer vasos e porta-trecos de garrafa pet, por exemplo, apenas pintando e revestindo de tecidos. Assim, você não produz mais lixo e ainda deixa os objetos da sua casa personalizados.
E você, o que tem feito para reduzir a produção do lixo na sua casa?