• Entrar
  • Cadastrar
Veja como é fácil limpar exaustor de cozinha com esses ingredientes caseiros

Aprenda dicas práticas de como limpar exuastor de cozinha e garanta um abiente mais limpo e menos engordurado em casa

Exaustor é um aparelho aliado de quem cozinha bastante, já que consegue filtrar o ar e eliminar odores, fumaça e até a gordura da cozinha. Ao contrário de um depurador, esse aparelho joga a sujeira para fora do ambiente e renova o local com ar externo. Como o esletrodoméstico costuma ser instalado bem próximo do fogão, acumula sujeira e gordura com muita facilidade. Felizmente você pode até usar ingredientes caseiros na faxina, economizando na compra de produtos de limpeza e evitando o uso de qualquer material inflamável que possa causar acidentes. Quer saber como? O TudoGostoso ensina! Confira a seguir como limpar exaustor de cozinha de um jeito fácil!

Veja como limpar exaustor de cozinha com ingredientes caseiros e facilite a faxina

Como limpar exaustor de cozinha

Limpar exaustor é mais fácil do que você imagina, principalmente porque é possível usar ingredientes caseiros para realizar essa tarefa. Vinagre e bicarbonato de sódio são as opções perfeitas para isso. Ambos têm ótima ação desengordurante e são bons substitutos para os produtos de limpeza comuns.

A primeira etapa desse processo consiste em retirar todas as peças removíveis do aparelho, incluindo o filtro. Os itens devem ficar de molho em um recipiente com água, detergente neutro e vinagre por pelo menos 15 minutos. Depois desse período, basta usar uma esponja macia para remover os resíduos e enxaguar bem.

Caso ainda haja manchas e sujeiras mais resistentes, vale misturar bicarbonato com o vinagre até alcançar uma textura de pasta e depois aplicar por cima da área que precisa ser higienizada. Aguarde o produto agir por alguns minutos e depois é só lavar novamente.

Na parte externa do exaustor, basta passar um pano úmido macio com algumas gotinhas de detergente. Em seguida, finalize com um pano seco para deixar limpo e brilhante. Não utilize nada muito abrasivo para não danificar a superfície e nada de aplicar substâncias inflamáveis no aparelho!

Como manter o exaustor limpo

O segredo para manter o exaustor limpo por mais tempo é usar o aparelho com mais eficiência. Garanta que ele esteja em velocidade máxima quando estiver cozinhando algo muito gorduroso. Ligue o aparelho um pouco antes de começar a cozinhar e mantenha ele funcionando por mais alguns minutos após tirar as panelas do fogão.

Outra dica importante é evitar demorar muito para fazer a limpeza do exaustor. Isso evita o acúmulo de muita sujeira e gordura. Quanto maior a demora, mais difícil é manter o exaustor limpo. Use um pano úmido no dia a dia e realize uma limpeza mais profunda toda semana ou a cada 15 dias, dependendo da frequência de uso.

Veja mais
Como desentupir boca de fogão: confira dicas simples para resolver esse problema!
Cortina na cozinha: entenda se você precisa dela, como escolher o tipo ideal e quais cuidados você deve ter

Temas relacionados