
Saiba quais são as tendências de cores de tinta para a parede em 2025, de acordo com os designers de interiores (Foto: Shutterstock)
Quando o ano começa a caminhar para a reta final, normalmente é o momento em que já passamos a observar algumas das tendências de design que os especialistas preveem para o ano seguinte.
E já de olho em 2025, você certamente tem curiosidade em saber quais serão as cores de tinta que reinarão supremas nas paredes. E o toque autêntico e acolhedor, assim como são previstos para as cozinhas, estão em alta.
Diversas marcas de tintas espalhadas pelo mundo estão anunciando suas cores do ano, e se você deseja renovar a pintura de sua casa e busca um pouco de inspiração, essa é uma boa oportunidade para fazer pesquisas. Confira!
Quais as cores de tinta para parede são tendência para o ano de 2025
Alguns designers de interiores revelaram ao site Real Simple os cinco tons e famílias de cores que eles preveem e que veremos em todos os lugares no próximo ano. Confira ainda algumas dicas preciosas sobre como projetar um espaço com esses tons.
Verdes profundos e temperamentais:
Margie Kaercher, fundadora da Hearth & Honey Homes, prevê que os verdes profundos e temperamentais estarão na moda em 2025.
"Após a pandemia, houve uma ênfase crescente na criação de espaços aconchegantes e inspirados na natureza que exalam conforto, calma e uma sensação de bem-estar, e essa cor faz isso", afirma ela.
Ela acrescenta que, à medida que as pessoas se tornam mais corajosas em suas escolhas de design, as tonalidades que poderam ser vistas como arriscadas anteriormente são redefinidas como "declarações elegantes que simbolizam sofisticação e estilo.”
A especialista sugere colorir um cômodo inteiro em um tom verde profundo e temperamental e orienta optar por tons de madeira naturais, bem como uma variedade de texturas, para dar dimensão a esse espaço.
Marrons, vermelhos enferrujados e terracotas:
Callie Blanks acredita que os marrons, vermelhos enferrujados e terracota continuarão em alta. "Essas tonalidades estão sendo usadas em aplicações incomuns e ousadas", afirma a fundadora da Callie Blanks Interiors.
Ao projetar um espaço repleto de cores, a especialista recomenda usar linho leve e natural ao selecionar cortinas e roupas de cama: "Isso ajuda a suavizar o espaço e dá uma sensação um pouco menos rígida ou moderna."
Quanto aos acessórios e móveis, ela também prefere os neutros, mas acrescenta interesse com "formas e texturas inesperadas”. Isso faz com que um cômodo pareça mais dramático ou romântico.
"Adoro a ideia de paredes escuras acompanhadas de roupas de cama ou móveis de cores semelhantes. Eu mudaria um pouco a tonalidade para evitar que o espaço pareça muito plano", sugere.
Amarelo:
Segundo Meghan Jay, fundadora da Meghan Jay Design, a cor Dorset Cream, da Farrow & Ball, é "o tom (de amarelo) perfeito". Ele não é muito saturado, nem muito cítrico: "Parece suave e traz muito calor para um cômodo."
Ela entende que nem todo mundo está disposto a apostar tudo no amarelo e, portanto, incorporar pequenas doses da cor também é uma boa ideia.
"Uma luminária de mesa amarela traz vibração e diversão a um espaço, um cobertor dourado colocado no final da cama traz aquele toque de calor e parece um pouco inesperado", sugere.
Vermelhos brilhantes:
Jay espera ver um uso maior do vermelho vivo em 2025, e não apenas para as árvores de Natal deste ano. "Adicionar esse toque de vermelho faz com que um espaço pareça divertido e vivo", aposta ela.
"Para mim, é como usar uma roupa clássica em preto e branco e incorporar um sapato vermelho. Isso faz com que sua cabeça se vire e perceba", acrescenta a especialista.
Verdes com cal:
Taylor Fusco, fundadora da Tay Fusco Design, afirma que tem recebido um fluxo de pedidos de cores de tinta com aparência mais orgânica.
A ideia é adotar o verde cal e a argila romana em particular. "Acreditamos que 2025 continuará sendo um ano de muitas variações de lindos tons de verde", aposta ela, citando Evergreen Fog, da Sherwin-Williams, e Scenic Drive, da Benjamin Moore, como os principais candidatos.
Independentemente do tom de verde, Fusco aconselha "belas peças complementares para fazer com que os tons de verde se destaquem ainda mais".
Uma ideia, por exemplo, são os móveis de carvalho claro para contrastar: "O blush ou o rosa é sempre outra cor complementar. As cores juntas geralmente são sempre um sucesso."
Veja mais!
Decoração nostálgica tipo casa da vovó a árvores maximalistas: aqui estão as tendências para o Natal 2024, segundo especialistas
É isso que você vai beber e comer no ano que vem: fruta tendência para o verão 2025 tem doçura sutil e fragrância suave