
Saiba por que algumas pessoas jogam sal grosso no carvão antes de acender o fogo. (créditos: Shutterstock)
O sal é um tempero básico em diversas preparações culinárias. Quando se trata de churrasco, ele não pode ficar de fora de jeito nenhum – e não estamos falando apenas para realçar o sabor da carne. Poucas pessoas sabem, mas jogar sal diretamente nas brasas antes de acender a churrasqueira ajuda a estabilizar a temperatura, proporcionando um cozimento mais uniforme. Esse truque é o segredo para deixar o churrasco ainda mais saboroso e a carne no ponto ideal: macia e suculenta.
Qual é o efeito de jogar sal nas brasas da churrasqueira?
Jogar sal grosso nas brasas controla a combustão do carvão, tornando o calor mais uniforme e evitando oscilações bruscas na temperatura. Isso ocorre porque o sal regula o oxigênio e absorve parte da gordura da carne que pinga sobre as brasas, evitando que ela queime excessivamente e altere o sabor do churrasco. Portanto, sempre que for preparar um churrasco, polvilhe um pouco de sal sobre o carvão antes de acender.
Jogar sal nas brasas também resulta em um cozimento mais equilibrado da carne, pois o carvão não queima com tanta intensidade. Por um lado, a grelha fica mais lenta, mas garantimos: o tempo de espera compensa, já que a carne fica ainda mais macia, saborosa e sem aquele cheiro excessivo de fumaça.
Sal grosso ajuda a apagar pequenas chamas
O ideal é jogar o sal grosso sobre o carvão antes de acender o fogo, mas também é possível salpicá-lo quando ele já estiver aceso. Se o fogo estiver muito alto, jogar um pouco de sal grosso sobre as brasas pode ajudar a reduzir a intensidade das chamas, evitando que a carne queime por fora antes de assar corretamente por dentro.
Veja também:
Adeus sal grosso: esse é o verdadeiro sal que você deve usar no churrasco para ficar igual de churrascaria
Nem cerveja, nem leite: o suco dessa fruta deixa a carne macia e suculenta como a de um churrasco profissional