
O segredo das empanadas tostadas com recheio suculento de Paola Carosella. (créditos: Divulgação/Instagram @laguapasp)
Quem é do Rio de Janeiro já tem um novo lugar para comer empanadas. Após abrir duas lojas na cidade - uma em Copacabana e outra em Botafogo - a rede La Guapa inaugurou mais uma unidade, desta vez na Praia de Ipanema. E quem frequenta o estabelecimento não come qualquer empanada, mas empanadas criadas pela chef argentina Paola Carosella. São 13 opções de recheios feitos com ingredientes frescos e uma massa fina e chamuscada que deixa o quitute ainda mais saboroso.
E mesmo com pouco tempo de funcionamento no Rio, as empanadas de Paola Carosella já caíram no gosto dos cariocas. Os clientes fazem filas atrás do típico salgado da culinária latino-americana e quem experimenta não economiza elogios. Mas o que será que tem de tão especial nesse quitute? O TudoGostoso foi atrás de descobrir o segredo das irresistíveis empanadas da La Guapa.
O que faz as empanadas de Paola Carosella serem tão saborosas?
Segundo o site oficial da La Guapa, o segredo das empanadas de Paola Carosella está na sua produção artesanal. Mesmo com mais de 35 lojas espalhadas pelo país, todas as empanadas são feitas manualmente, desde o preparo do recheio até o fechamento da massa. E o processo inteiro é feito na fábrica central da La Guapa, localizada na Zona Oeste de São Paulo. Em média, são produzidas cerca de 600.000 unidades do salgado por mês, que são congelados e enviados às lojas. Lá, o quitute é assado em forno a lenha em altas temperaturas, garantindo uma massa saborosa e tostadinha.
Além da produção em etapas artesanais, também existe todo um cuidado de produzir as empanadas com ingredientes frescos e de altíssima qualidade. A massa básica é produzida com farinha peneirada, água e banha de porco. Também é possível encontrar versões diferenciadas para atender pessoas com restrições alimentares, como no caso da empanada vegana feita com massa de flocos de quinoa.
Em relação ao recheio, ao todo são 13 opções de sabores. O mais clássico é a empanada salteña, uma receita que tem origem na região de Salta, no nordeste da Argentina, e leva carne, azeitonas, ovo caipira e batata cozida.
O que são empanadas?
A empanada é uma espécie de pastel de forno muito popular nos países da América Latina, principalmente Argentina e Chile. O quitute é feito com massa de farinha, água e banha e um recheio que pode ser de diversos sabores, como carne, vegetal, queijo, frango, entre outros ingredientes. Elas possuem um formato de meia lua e são fechadas com um enrolado específico chamado de “Repulgue’”, que só é possível de fazer à mão.
Embora as empanadas sejam muito populares na América Latina, a sua origem é Persa. Elas surgiram na mesma época das esfirras, mas ficaram mais populares na Espanha por influência dos Árabes. Anos depois, com a colonização espanhola nos países latinos, o quitute chegou à América Latina, onde logo se tornou uma das receitas mais populares entre os habitantes da região.
Embora a empanada não seja um prato exclusivo de nenhum país, foi na Argentina que elas se tornaram uma paixão nacional. É possível encontrar empanadas para vender em praticamente todas as padarias, cafés e lanchonetes do país.
Veja também:
Essa é a dica da Paola Carosella para tirar a acidez do tomate: você nunca mais vai errar no preparo!