• Entrar
  • Cadastrar
O que significa gosta de ficar em casa e não ver ninguém: a explicação da psicologia para quem curte uma solidão
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Esse comportamento impacta a vida dessas pessoas de forma surpreendente e pode não significar algo negativo

O que significa gosta de ficar em casa e não ver ninguém: a explicação da psicologia para quem curte uma solidão

Gostar de estar sozinho em casa é bom ou ruim? Psicologia explica (Foto: Shutterstock) 

Você curte ficar sozinha em casa e é capaz de abrir mão de sair com os amigos em nome da sua própria companhia? Para muita gente, esse comportamento pode ser associado a uma forma negativa de levar a vida.

Mas algumas pesquisas recentes sugerem que, ao contrário do estigma relacionado ao prazer pela soletude, não socializar também pode trazer alguns benefícios e momentos de bem-estar.

Em meio a um ambiente digital intenso e à pressão por se encaixar em dinâmicas sociais, afastar-se dessas influências pode beneficiar a saúde, refletindo uma crítica cultural à sociedade atual.

O desejo de ficar sozinho não é uma doença

Sentir prazer na soletude não significa necessariamente que essa pessoa esteja enfrentando um quadro de depressão, como muita gente imagina.

Conforme explica a professora de psicologia Virginia Thomas no The Conversation, "o desejo de ficar sozinho é visto como algo antinatural e doentio, algo a ser lamentado ou temido, em vez de valorizado ou encorajado".

O que pode surpreender muita gente é que a realidade pode ser muito diferente. Diversas investigações demonstram outros aspectos importantes e apontam benefícios em estar sozinho.

Segundo a psicologia, quem opta por ficar mais tempo sozinho acaba tendo mais tempo para diferentes atividades e espaço para refletir.

Estudo aponta os benefícios de 15 minutos de solidão

Um estudo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin mostrou que ter pelo menos 15 minutos de solidão pode ajudar a reduzir a ansiedade e promover uma sensação de calma.

Essa experiência é vista como uma espécie de desconexão de diferentes estímulos, algo que permite recuperar energia e tem um impacto positivo em alguns aspectos:

  • Redução do estresse;

  • Mente clara: fundamental para a tomada de decisões;

  • Crescimento pessoal.

Ter tempo livre e usá-lo para ficar sozinho, em vez de participar de atividades em grupo ou socializar, pode ser uma boa oportunidade para refletir sobre si mesmo e crescer pessoalmente.

Um estudo da Scientific Reports mostrou que passar um tempo sozinho reduz o estresse e aumenta a sensação de controle ao promover maior autoconsciência.

A solidão pode ser uma ponte para a criatividade

Outras pesquisas mostram que a solidão pode favorecer a inteligência emocional e a criatividade ao proporcionar um momento para reconhecer emoções e gerar ideias fora da rotina.

Essa criatividade muitas vezes se expressa em atividades manuais. No entanto, se a solidão causar sofrimento, é importante buscar ajuda profissional.

O ideal é manter um equilíbrio entre interação social e momentos de autoconhecimento.

Veja mais!

O que significa não recolher a bandeja depois de comer em um restaurante fast-food? Gesto revela aspectos profundos da personalidade, segundo a psicologia

O que significa quando uma pessoa não dá gorjeta ao garçom, segundo a psicologia?

Temas relacionados