• Entrar
  • Cadastrar
Muitas sensações em um drink só: descubra receita ousada de sommelier do clássico Penicilin e faça versão em casa

Essa versão criada por sommelier do RJ é surpreendente e dá toque ousado ao drinque clássico

Um drink clássico reinventado ganhou sabor umami: descubra em detalhes (foto: Shutterstock)

Muito popular na cena dos coquetéis contemporâneos, o drinque Penicilin é conhecida por ser refrescante e ter um sabor equilibrado entre doce e cítrico: originalmente consiste em uma combinação de gin, suco de limão, xarope de mel e, às vezes, uma pitada de amargo de angostura.

Sofisticado na medida, esse drinque foi desenvolvido por um mixologista Sam Ross em 2005: a inspiração veio da experiência em bares de uísque e uma infecção na garganta, por isso o nome do antibiótico - que não está, de modo algum, presente no coquetel. “É um clássico incrível que agrada muita gente com seu perfil encorpado, cítrico, picante, defumado, enfim, muitas sensações em um drink só”, opina o sommelier Leonardo Santos.

O especialista em bebidas criou uma versão ousada e muito original desse drinque, o Umami Penicilin. “Tive a audácia de mexer no clássico colocando umas gotas de shoyu sem perder a sua essência e sensações que esse clássico contemporâneo contém”, explicou.

Qual o sabor do Umami Penicilin?

De acordo com o sommelier, o resultado foi o ressalte de sabores ainda maior. “Um drink encorado, toque salgado, toques umami, cítrico, adocicado, defumado, enfim, completo demais esse coquetel”, garantiu. Na preparação, o especialista revelou ter usado Whisky blended Scotch 12 anos, molho shoyu, mel, gengibre, limão e Whisky Single Malt Islay.

Onde é possível encontrar umami na culinária?

Destaque na bebida acima, o sabor umami foi descoberto pelo cientista japonês Kikunae Ikeda em 1908 e é reconhecido como o quinto sabor básico, além de doce, salgado, azedo e amargo. Derivado da palavra japonesa "umai", que significa delicioso, o umami é associado à presença de glutamato e nucleotídeos em alimentos.

Na culinária, ele pode ser encontrado em uma variedade de alimentos, como queijo parmesão, tomates maduros, cogumelos, carne vermelha, peixes e frutos do mar, molho de soja, algas marinhas e molho de peixe. O umami adiciona profundidade e complexidade aos pratos e, por isso, desde sua descoberta é valorizado em várias cozinhas ao redor do mundo.

Veja mais:

- Cuba libre brasileira: descubra a história do drink Samba em Berlim e como fazer em casa;

- Qual segredo da gin tônica perfeita? Drink simples de fazer tem truque de bartender no modo de preparo

Temas relacionados