
Cuidado para não danificar a air fryer! (Créditos: Shutterstock)
A praticidade da air fryer conquistou de vez o espaço na cozinha de muita gente, facilitando o preparo de refeições rápidas e saudáveis. No entanto, na hora da limpeza, é preciso ficar atento a alguns cuidados para não comprometer o funcionamento do aparelho. Um erro comum é usar água de maneira inadequada, o que pode causar sérios danos ao eletrodoméstico. Afinal, limpar a air fryer com água diretamente nem pensar! Entenda por quê e saiba como higienizar seu equipamento de forma correta e segura.
Por que não limpar a air fryer com água?
Você não deve limpar a air fryer com água, principalmente jogando ou mergulhando o aparelho. A air fryer tem componentes elétricos que não podem ter contato com água. Se a água penetrar nessas partes, pode causar curto-circuito, falhas no funcionamento ou até queimar o aparelho. Se a umidade atingir a parte interna e você ligar o aparelho sem perceber que ainda há água, há risco de levar um choque elétrico ao manuseá-lo.
Além disso, a exposição constante à água em áreas não preparadas para isso pode enferrujar e corroer peças internas, diminuindo a vida útil da air fryer.
Como limpar corretamente
A parte removível (cesto e bandeja) pode ser lavada normalmente com água e detergente. Já a parte externa e interna do corpo do aparelho deve ser limpa com um pano úmido e macio, tomando cuidado para não deixar a água escorrer para as entradas de ventilação ou painel de controle.
+ Procurando por uma Air Fryer? Confira esta opção da Philco com 21% de desconto na Amazon Brasil!
Veja mais
Nem água sanitária, nem sabão, nem desinfetante: deixe o banheiro brilhando com essa mistura de ingredientes simples
Finalmente descobri por que as minhas roupas não ficavam com cheiro de amaciante após a lavagem, era uma sucessão de erros…
Adeus banana preta: a fruta vai durar muito mais se você armazená-la com esse item de cozinha que todo mundo tem em casa