Receita fica cremosa e equilibrada mesmo sem fritura (Créditos: Adriana Douglas / TudoGostoso)
A rabanada é o tipo de receita que nunca pode faltar nas festas de fim de ano na minha casa. Desde que me conheço por gente, minha avó era quem ficava encarregada de preparar essa delícia, que fazia a alegria das crianças e dos adultos. Meu pai, inclusive, sempre foi o maior fã das rabanadas da minha avó. E eu ficava do lado do fogão só observando como ela fazia esses pães docinhos que são a cara do Natal.
Com a partida da minha avozinha, decidi que eu assumiria esse papel. Aprendi a receita tradicional que ela fazia, sem leite condensado e sem fritura em óleo. Depois de algumas tentativas, finalmente dominei o preparo e agora toda a minha família já fica na expectativa pelas rabanadas no Natal – tanto que me pedem para fazer no Réveillon também. É a minha contribuição “oficial” para as ceias!
Admito que toda vez que faço essa receita sinto a presença carinhosa da minha avó comigo. É uma das melhores formas de lembrar dela e de tudo o que ela fazia por nós. Até hoje, sinto falta de quando eu entrava na casa dela na tarde do dia 24 de dezembro e já sentia o cheiro maravilhoso do pernil de Natal assando. Então, deixo aqui os ingredientes e o passo a passo da receita de rabanada para você experimentar na sua casa e sentir esse sabor em forma de afeto também:
Receita de rabanada sem leite condensado
Ingredientes
- 1 baguete do dia anterior, cortada em fatias grossas
- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- Raspas de 1 laranja (opcional)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 a 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado
- 1 colher (sopa) de canela em pó
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque o ovo, o leite, a essência de baunilha e 1 colher (sopa) de açúcar. Neste ponto, se quiser, coloque também as raspas de uma laranja, que dá um toque ainda mais especial. Bata bem com um fouet (ou garfo) até ficar homogêneo.
- Passe os pães nessa mistura para absorverem bem o líquido (se quiser a rabanada menos cremosa por dentro, deixe as fatias no leite por menos tempo).
- Aqueça uma frigideira grande em fogo alto. Quando esquentar, diminua para o fogo médio-baixo e coloque um pouco de manteiga por vez.
- Assim que a manteiga derreter por completo e começar a borbulhar, disponha as fatias umedecidas na frigideira e deixe dourar bem (cerca de 4 minutos). Em seguida, vire-as para dourar do outro lado.
- Coloque mais manteiga na frigideira para dourar o restante das rabanadas.
- Em um prato à parte, misture 1 xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sopa) de canela.
- Assim que as rabanadas estiverem prontas, vá passando as fatias na mistura de açúcar com canela, de modo que fiquem “açucaradas” por todos os lados.
- Disponha as rabanadas prontas em um prato bonito e sirva!
Veja mais:
Bolo com gostinho de Natal: o clássico Bolo de Reis fofinho e perfumado que celebra a chegada dos magos