O chico balanceado é uma sobremesa fácil de fazer e deliciosa!
Chico balanceado é uma receita que, quem já conhece, ama de paixão. E para quem não conhece, prepare-se para se render aos encantos desse doce feito com banana! A sobremesa é tipicamente gaúcha, compondo a lista dos melhores pratos do Sul. Ela também é conhecido como "Manezinho Araújo".
Mas não são só os gaúchos que apreciam o doce! Para os amantes de receitas com banana, o chico balanceado capricha ao unir o melhor da banana e seus benefícios a uma calda caramelizada, um creme saboroso e o gran finale composto por um merengue di-vi-no! Se o visual já atrai, imagina o sabor?
Se você, assim como nós, ficou com água na boca, vem ver como arrasar no final de semana com essa sobremesa:
Ingredientes
- 5 bananas (entre os diversos tipos de bananas, dê preferência à nanica)
- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (utilize a lata de leite condensado como medida)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 300 g de açúcar
- 1 colher (sopa) de maisena
- 5 colheres (sopa) de açúcar
O gran finale fica por conta do forno, que garante um douradinho irresistível e realça o sabor do doce!
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque os 300 g de açúcar e vá mexendo até derretê-lo por inteiro, transformando-a em uma calda caramelizada! — uma boa oportunidade para dar uma olhadinha nessa matéria dando dicas práticas de como caramelizar seus pratos e deixá-los maravilhosos!
- Com a calda de caramelo pronta, despeje-a no refratário no qual será montada a sobremesa. Espalhe-a por todo o fundo do refratário, como se estivesse untando uma forma. Após fazer isso, reserve.
- Agora, chegou o momento de separar as claras das gemas! Se você tem dúvidas ou alguma dificuldade para fazer isso, não se preocupe! Essa matéria te conta 5 truques simples para separar as claras das gemas.
- Em outra panela, adicione o leite condensado, o leite, as gemas (que devem ser peneiradas para não ficar um cheiro forte de ovo no creme) e a maisena, e mexa até ganhar a consistência de um creme.
- Assim que ferver, desligue o fogo e deixe amornar.
- Enquanto isso, hora de adicionar as bananas! Pique-as em cortes longitudinais, feitos no meio ao longo do comprimento.
- Disponha as bananas picadas, uma ao lado da outra, por cima do caramelo no refratário.
- Em seguida, despeje o delicioso creme por cima das bananas e reserve o refratário.
- Hora do merengue! Na batedeira, coloque as claras e bata-as até ficarem em ponto de neve. Aos poucos, vá adicionando as 5 colheres (sopa) de açúcar, batendo bem para se certificar de que fique tudo bem misturadinho — se quiser, dê uma passadinha nessa matéria que conta tudo sobre claras em neve.
- Agora, coloque o merengue formado sobre a camada do creme. Você pode adicioná-lo como uma camada ou então adicioná-lo com o auxílio de um bico de confeiteiro, deixando um visual incrível que vão lembrar belos suspiros.
- Com a sobremesa pronta, finalize levando o refratário ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 5 minutos para dar aquela douradinha irresistível no merengue.
- Após esse tempo, retire do forno, deixe amornar e leve à geladeira.
- Quando estiver geladinho, sirva e se delicie com essa maravilha!
Chico balanceado: banana, creme e merengue. Tem como ficar melhor?