• Entrar
  • Cadastrar
23ª Festa Nacional da Maçã terá programação cultural, gastronomia, shows de Munhoz e Mariano, Zé Felipe e mais

Confira a programação completa da 23ª Festa da Maçã, em São Joaquim, Santa Catarina!

Soberanas da 23ª Festa Nacional da Maçã. (Foto: Divulgação/ Instagram)

A Festa Nacional da Maçã, que acontece todos os anos na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, está chegando. Entre os dias 7 e 10 de setembro, os visitantes terão a oportunidade de aproveitar diversas atrações culturais, shows de artistas renomados nacionalmente, além da gastronomia especial da serra. O evento será realizado no Parque Nacional da Maçã Geraldo José Coral.

Além da diversão, o evento é uma forma de celebrar a cultura e valorizar a principal fonte de receita do município, reconhecido nacionalmente pela produção do fruto. As maçãs movimentam a economia da região e são de extrema importância para os fruticultores e trabalhadores rurais locais. Neste ano, estima-se que mais de 300 mil toneladas da fruta sejam colhidas na região, contando com a participação de mais de 2.070 produtores.

Programação da 23ª Festa Nacional da Maçã

A 23ª Festa Nacional da Maçã é a opção ideal para quem vai curtir o feriado de 7 de setembro na serra catarinense. Além das atrações culturais e regionais, o evento reunirá muita gastronomia típica e shows de artistas de peso. Veja os detalhes:

Atrações culturais

Música, cultura, gastronomia e entretenimento são as palavras-chave da festa em São Joaquim, que promete levar muita diversão para o município Serão três palcos com atrações culturais, como apresentações tradicionais gaúchas e invernadas. Os shows de artistas locais e regionais acontecerão no Palco Gala, enquanto as apresentações de artistas nacionais serão no Palco Fuji.

As atividades não param por aí. Quem estiver passando pelo festejo poderá acompanhar a exposição de bovinos, a Mostra do Núcleo de Ovinocultores, a exposição de equinos, rodeios, além de feiras de gado, artesanato e 1º Tratoraço da Festa Nacional da Maçã, novidade desta edição.

Gastronomia

Além de proporcionar momentos de diversão e cultura aos visitantes, os joaquinenses podem esperar por muito comida boa! Além de diversos alimentos feitos pela estrela da festa, a maçã, o evento contará com uma programação gastronômica variada com os itens típicos da região, principalmente o vinho, o queijo, o mel e a maçã.

Reserve um momento na agenda para conferir as mostras do evento que permitirão a degustação da variedade da produção local. São elas: Mostra Nacional da Qualidade da Maçã, a Mostra Joaquinense de Vinhos Finos de Altitude, a Mostra da Qualidade do Queijo Serrano e a Mostra do Mel da Serra Catarinense.

Shows

A festa será embalada por uma grande variedade musical. Para abrir a noite, no dia 7 de setembro, a dupla sertaneja Munhoz e Mariano se apresentará. Para esse, os setores Pista e VIP estarão com acesso gratuito. Ao longo dos quatro dias de comemoração, passarão pelo palco, ainda, os cantores Zé Felipe, Launa Prado e Reação em Cadeia e Diego e Victor Hugo. Veja a programação:

Dia 7 de setembro: Munhoz e Mariano (gratuito)

Dia 8 de setembro: Zé Felipe

Dia 9 de setembro: Lauana Prado e Reação em Cadeia

Dia 10 de setembro (encerramento): Diego e Victor Hugo

São Joaquim, a Capital Nacional da Maçã

A cidade de São Joaquim é conhecida como a Capital Nacional da Maçã desde 98, mas em foi em 2019 em que ela recebeu oficialmente esse título, a partir da Lei Federal nº 13.790. iss porque a cidade é reconhecida como a maior produtora de maçã do país, sendo responsável por 54% de toda a produção nacional, segundo dados da Associação de Produtores de Maçã de Santa Catarina (AMAP).

O evento, além de aquecer o turismo e comércio locais, também é uma forma de dar visibilidade ao produto, destacando sua qualidade diferenciada e, assim agregando maior valor de mercado às maçãs.

Veja mais:

Culinária gaúcha: confira 10 pratos típicos

Strudel de maçã: confira a receita do doce tradicional

Temas relacionados