Ao completar seu centenário, Joan Eichner revelou detalhes sobre sua boa saúde e estilo de vida
Quando uma pessoa chega aos 100 anos de idade é natural que as pessoas ao seu redor queiram saber qual foi o segredo para ter uma vida tão longa. Quando Joan Eichner, idosa norte-americana do Texas, nos Estados Unidos, comemorou seu 100° aniversário com uma festa com seus amigos ela se tornou um sucesso na internet.
Em entrevista à diversos jornais e portais da internet, ela revelou alguns detalhes sobre o seu estilo de vida. Curiosamente, a centenária não segue uma dieta cheia de limitações e nem é muito fã de atividade física, mas ela afirma: "tento manter minha vida em movimento. Adoro estar viva e adoro tudo o que faço e vejo. Isso me mantém motivada."
Como é o estilo de vida e a alimentação de Joan Eichner, de 100 anos?
Joan cresceu em Gloucestershire, na Inglaterra, e se mudou para o Texas há cerca de 30 anos. Em entrevista ao portal TODAY, ela contou um pouco sobre sua rotina, que inclui a prática de hidroginástica três vezes por semana.
O que mais a atrai na atividade, porém, é o aspecto social. "Ela gosta de hidroginástica porque dá para conversar com o instrutor, com as outras pessoas na piscina, com os salva-vidas. É uma atividade social”, comenta Debbie Eichner, filha de Joan.
Além disso, Joan cultiva diversos hobbies para manter a mente ativa. Ela faz palavras cruzadas, lê o jornal todos os dias e procura fazer caminhadas com frequência. Esse é um dos segredos da centenária: estar sempre em movimento. Quando não está fazendo um de seus passatempos, está na piscina, na igreja, almoçando com amigos ou passeando pelo jardim botânico da cidade.
A alimentação também faz parte desse estilo de vida. Como cresceu em uma área rural, Joan desenvolveu o hábito de consumir alimentos frescos, costume que mantém até hoje. Sua dieta é composta principalmente por frutas, vegetais e pouca carne.
Ainda assim, ela não abre mão de um doce ou de experimentar algo diferente quando sente vontade. "Deveria dizer que gosto de fazer exercício e de comer de forma saudável, mas gosto mesmo de vinho e chocolate", ela explica.
Veja mais:
Renata, de 101 anos: "Não sei cozinhar. Tomo chá e um croissant quentinho no café da manhã, às 9h. No almoço, como macarrão com feijão ou ao molho, e sempre janto fora."