A casquinha crocante ganhou uma nova cara nessa receita fácil de morango com brigadeiro de leite em pó.
O morango do amor é um dos maiores virais culinários do Brasil nos últimos anos, mas já tem uma nova versão querendo conquistar o posto de queridinho. O morango cravejado mantém a combinação de fruta fresca com brigadeiro cremoso de leite em pó, mas ganha uma cobertura diferente com chocolate branco com pedacinhos da famosa calda vermelha.
Essa versão é perfeita para quem ama o sabor do morango do amor, mas não gosta daquela casquinha dura e difícil de morder. Basta triturar bem os pedacinhos da calda para deixá-los pequenos e crocantes. O resultado é um doce bonito, fácil de fazer e irresistível, seja para vender ou para preparar em casa.
Receita de morango cravejado
Ingredientes:
Morangos
- 8 morangos frescos
Brigadeiro de leite em pó
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 4 colheres (sopa) de leite em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
Cobertura cravejada
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- Corante alimentício vermelho a gosto
- 400 g de chocolate branco
Modo de preparo:
- Lave os morangos em água corrente e seque muito bem com papel-toalha. Retire as folhas com as mãos e reserve. Se quiser, guarde algumas para decorar os doces no final.
- Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó e a manteiga. Misture bem.
- Leve ao fogo médio-baixo, mexendo sem parar, até o brigadeiro desgrudar do fundo da panela e cair em blocos firmes da colher.
- Transfira para um recipiente, cubra com plástico-filme e deixe esfriar completamente.
- Enquanto isso, prepare a calda. Com o fogo desligado, misture o açúcar, a água, o vinagre e o corante vermelho em uma panela. Mexa apenas para dissolver o açúcar.
- Leve ao fogo médio e cozinhe sem mexer até a calda ferver e engrossar. Para testar o ponto, pingue uma gota em um copo com água gelada. Se endurecer imediatamente, desligue o fogo.
- Despeje a calda sobre um tapete de silicone e espalhe com uma espátula, formando uma camada bem fina.
- Espere esfriar completamente até a calda ficar dura.
- Enquanto isso, espete cada morango em um palito de churrasco. Unte as mãos com um pouco de manteiga e cubra as frutas com uma camada de brigadeiro de leite em pó.
- Quando a calda estiver completamente endurecida, dobre o tapete de silicone e pressione com as mãos para quebrá-la. Triture até formar pedacinhos bem pequenos e finos.
- Derreta o chocolate branco no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, mexendo a cada intervalo. Se preferir, faça o processo em banho-maria.
- Misture os pedacinhos da calda de açúcar ao chocolate branco derretido.
- Mergulhe os morangos cobertos com brigadeiro na mistura de chocolate e calda. Escorra o excesso e coloque sobre um tapete de silicone ou uma assadeira forrada com papel-manteiga.
- Espere a cobertura secar. Depois, retire os palitos e cubra o pequeno buraco com um pouco da própria cobertura. Finalize com uma folha de morango para decorar.
Veja também:
Esqueça o pão: sanduíches de pimentão viralizam nas redes sociais como opção de lanche mais leve
Esse inverno pede um chocolate quente com s'mores: TudoGostoso ensina como fazer a bebida viral das lojas na sua casa