1 pargo inteiro, limpo, descamado, com cabeça, sem olhos de aproximadamente 1,5 kg
2 claras batidas em neve
1 kg de sal grosso
50 g de ervas aromáticas à sua escolha (prefira ervas de provence)
Pimenta do reino e rosa moídas na hora
Suco de 1 limão
Azeite extra virgem
Modo de Preparo
Bata as claras em neve e misture o sal grosso, as ervas aromáticas, o azeite a gosto e as pimentas.
Esprema limão na barriga do peixe e sobre a sua pele. Abra uma folha de papel alumínio do tamanho que, ao dobrá-la ao meio, dê para envolver todo o peixe e a abertura do papel fique para cima.
Faça uma "cama" com o sal no meio do papel alumínio, deite o peixe sobre essa cama e cubra-o com a mistura de claras e sal. Aperte essa mistura contra o peixe. Não deixe nenhuma parte da pele sem cobertura. Dobre as pontas do papel alumínio sobre o peixe de forma a deixar uma boa folga entre a parte superior do papel e o peixe. Deixe uma abertura na parte de cima do papel para o vapor sair. Se não fizer isso, a camada de sal não endurecerá por causa da umidade que ficará retida.
Acenda uma boa quantidade de carvão e deixe a churrasqueira esquentar por pelo menos 20 minutos antes de colocar o peixe. Coloque o peixe sobre uma grelha, com cuidado para não desfazer a camada de sal e apoie a grelha a cerca de 50 cm da brasa.
Com um bom pedaço de papel alumínio, faça um "iglu" sobre a grelha de forma que a fumaça do carvão se concentre ali. Deixe assim por 20 minutos.
Borrife regularmente um pouco de água no carvão para que a fumaça seja liberada. Depois feche o papel alumínio e vire o peixe. O segredo aqui é usar uma grelha do tipo abre e fecha na qual se consiga prender o peixe. Assim você não corre o risco de quebrar o peixe.
Feche a grelha e vire-a. Pode apertar um pouco, sem problemas. Depois de mais 20 minutos, desvire o peixe, abra novamente a superfície do papel alumínio e deixe-o assim até que a superfície de sal esteja rígida, o que deverá levar aproximadamente mais uns 20 minutos. Não se preocupe, o peixe não queimará e nem ficará ressecado ou duro; a camada de sal o protege.
Por isso ela precisa ser grossa. Dependendo do tamanho do pargo, pode ser necessário usar mais ou menos sal.
Tire-o da churrasqueira, espere esfriar por uns 2 ou 3 minutos. Quebre a camada de sal e, com uma faca, retire-a cuidadosamente e a transfira para outro recipiente. Descarte-a. Remova a cabeça, rabo e a pele do peixe, que sairá facilmente. Com a mesma faca, retire os filés da parte de cima do peixe, tomando o cuidado para remover as espinhas soltas. Use uma faca grande de modo que você consiga apoiar o filé na própria faca ao separá-lo do peixe.Transfira-os diretamente para os pratos onde serão servidos. Tome o cuidado para não levar sal junto do filé. Retire a espinha do meio e depois retire o filé de baixo, lembrando para cortá-lo por baixo, entre a carne e a pele. Algumas partes do filé poderão se quebrar, não há problemas. No miolo do peixe, poderá haver um pequeno pedaço de carne ainda crua. Remova-a com um faca e descarte. Esse é o sinal que o peixe cozinhou mas não endureceu.
Sirva acompanhado de arroz branco soltinho e batatinhas sauté.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Rodrigo Garçone
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].