O ruibarbo é uma planta asiática é muito usada em chás, mas também pode integrar sobremesas, geleias, sopas e até servir como tempero. Seu consumo também possui uma série de benefícios para a saúde. Quer saber quais? Confira a seguir o que é ruibarbo e como ele pode beneficiar seu corpo!
Saiba o que é ruibarbo e conheça seus benefícios
O que é ruibarbo e quais são seus benefícios
Usada por chineses há milhares de anos para fins medicinais, o ruibarbo é um vegetal e, diferente da maioria da sua classe, é mais usado em receitas doces do que salgadas. Porém, é necessário consumi-lo com moderação: suas raízes, parte comestível da planta, possuem efeito laxativo.
Protege os olhos
Fonte de vitamina A, o consumo do ruibarbo ajuda a proteger a córnea e reduz o impacto da degeneração macular (perda de visão relacionada à idade). Outro composto presente no vegetal que colabora para a proteção da vista é o antioxidante luteína.
Ajuda na saúde dos ossos
A vitamina K presente na planta é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos, além de também melhorar os processos de coagulação do sangue e cicatrização. O potássio também impede que outras substâncias prejudiciais retirem o cálcio dos ossos.
Auxilia na saúde muscular
O potássio também auxilia na saúde dos músculos, ajudando no processo de contração e relaxamento muscular. Esse benefício também se aplica aos músculos do coração.
Estimula a boa digestão
Seu alto teor de fibras e minerais, tais como selênio, magnésio e potássio, colaboram para uma melhor digestão, mas tenha cuidado: seu consumo em excesso tem efeito laxativo.
Combate os radicais livres
Por ser fonte de antioxidantes, consumir a planta ajuda no combate ao excesso de radicais livres, que são prejudiciais ao organismo, melhora o sistema cardiovascular e desacelera o envelhecimento.
Contraindicações e cuidados ao consumir ruibarbo
O ruibarbo é contraindicado para crianças pequenas, gestantes, lactantes e pessoas com gota ou cálculo renal. O motivo é que a planta contém ácido oxálico, uma substância que é prejudicial ao corpo se consumida em grandes quantidades. O consumo moderado do caule da planta por pessoas fora dessas contraindicações não apresenta efeitos tóxicos, visto que a concentração desse composto fica nas folhas, que não são próprias para o consumo. No entanto, ao ser submetido ao frio de um congelador, parte dessa substância pode migrar para o caule, e por isso é necessário tomar cuidados especiais para pessoas dentro do grupo de contraindicações. Portanto, também lembre de sempre de conservar o ruibarbo fora da geladeira.