• Entrar
  • Cadastrar
Hacktudo 2023 traz atividades com inteligência artificial, metaverso, realidade virtual e exposições interativas

A 7ª edição do maior festival de cultura digital ocorre no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, entre os dias 26 e 29 de outubro. Saiba como adquirir o ingresso!

 

Inteligência Artificial será um dos principais temas do Hacktudo 2023, com atividades interativas para todas as idades.

A 7ª edição do Hacktudo será realizada neste mês de outubro, no Rio de Janeiro, com foco em tecnologia e inovação. O festival de cultura digital terá muitas atividades, oficinas e experiências repletas de possibilidades - a maioria gratuitas - para todas as idades. O Hacktudo é considerado o maior festival de cultura digital do país e apresentará, na edição de 2023, várias atrações inéditas.

O evento tem como objetivo promover uma diversão e vivência virtual com a arte para todos os públicos, por meio de diversas novidades tecnológicas. Quer ficar por dentro das novidades preparadas para este ano? Continue a leitura!

Hacktudo 2023: confira as datas, local e como chegar

O Festival Hacktudo 2023 está de volta à Cidade das Artes e será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, no Rio de Janeiro.

No dia 26 de outubro será realizada “Hackconference”, a conferência do Hacktudo 2023, com venda de ingressos e uma programação que vai falar sobre a Inteligência Artificial (IA) e o seu universo de possibilidades.

Já nos dias 28 e 29 de outubro, com o tema “Tecnologia é assunto para todo mundo”, o evento terá diversas atrações e um grande encontro da tecnologia com diversão e conhecimento. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso antecipadamente.

Hacktudo 2023 terá atrações interativas; veja programação

A edição de 2023 do Hacktudo contará com muitas atrações inéditas e interativas para divertir crianças, jovens e adultos, de todas as idades. O objetivo é apresentar espaços diferenciados e fascinantes.

Cada espaço apresenta uma proposta especial, inovadora e tecnológica para divertir os participantes. No HackDrones, haverá corrida de drones; o espaço HackMaker contará com as invenções artísticas de cultura maker; enquanto no HackLab será um laboratório com oficinas criativas.

O espaço HackGO será destinado às atividades com realidade aumentada; na HackExpo estarão exposições interativas e instalações imersivas; enquanto no HackDelas serão atividades dedicadas às mulheres.

HackExpo terá realidade virtual, metaverso, inteligência artificial e muito mais

Nos dias 28 e 29 de outubro, a HackExpo contará com muitas atrações interativas e deslumbrantes para quem ama arte, cultura e tecnologia. Alguns temas da atualidade serão abordados de forma divertida, mas com bastante conhecimento e inovação.

Nesta edição, o HackExpo pretende falar de temas que revolucionaram o mercado e as formas de fazer arte, de forma divertida e criativa. O objetivo é unir arte e tecnologia, por meio de instalações interativas.

Quem participar vai encontrar exposições de trabalhos de artes visuais, muita manifestação de linguagens, através de temas como: realidade virtual, metaverso, inteligência artificial, arte digital e sustentabilidade.

Confira as exposições já confirmadas:

Deusa da Net: apresentará uma reflexão sobre o descarte de lixo eletrônico. Será montada uma parede de escalada de oito metros de altura, com quatro pessoas escalando simultaneamente, com uma imensa imagem da deusa.

Cérebro-Luz: apresentará uma reflexão e inspiração em torno da Inteligência Artificial.

Kuarup: apresentará, com tecnologias imersivas, conceitos de ocas e outros cenários em 3D, com realidade virtual. O objetivo será transportar o público para uma exposição fotográfica imersiva que valorize a cultura indígena.

Pupila Dilatada: apresentará um compilado de artistas digitais que promoverão experiências imersivas e interativas por meio de novas tecnologias. O objetivo é gerar uma conexão entre o mundo real e o virtual por meio de várias obras.

Excesso Digital: apresentará um grande túnel formado por centenas de televisores, monitores e telas em geral, no meio do festival. O objetivo é fazer uma reflexão em cima do uso excessivo de telas.

Exposição Hack Nostalgia: apresentará uma imensa instalação que vai relembrar aparelhos antigos que foram deixados de lado por conta das chegadas de novas tecnologias. O objetivo é promover a nostalgia em cima de acervos e confrontar o constante avanço tecnológico.

Apocalípticos e integrados: apresentará uma reflexão em torno das opiniões de quem acredita que a Inteligência Artificial vai decretar o fim da sociedade, com aqueles que acreditam que a IA vai potencializar o desenvolvimento humano. O objetivo é trazer à tona os diferentes olhares sobre a reformulação do futuro.

 

Festival Hacktudo terá atividades realizadas na Sala de Leitura da Cidade das Artes. (Foto: Divulgação/Prefeitura do RJ)

 

Como garantir ingresso para o Hacktudo 2023?

Para os dias 28 e 29 de outubro, a entrada é gratuita, mas é necessário realizar a retirada de ingressos pelo site do Sympla.

O passaporte é necessário para participar de todas as atrações do festival. Será preciso apresentá-lo na entrada de cada atração, se identificando.

No entanto, retirar o ingresso não garante a sua participação, pois as atrações estarão sujeitas à lotação. A organização do evento recomenda chegar cedo. Cada pessoa pode retirar até cinco ingressos gratuitos.

Já os ingressos para a conferência do Hacktudo, que será no dia 26 de outubro, estão sendo vendidos pelo site do Sympla. O 3º lote está custando R$89 (inteira) ou R$44,50 (meia-entrada) e será vendido até a véspera do evento.

A programação contará com diversos painéis, talks e demos para quem deseja consumir os assuntos mais quentes do mercado. Veja a seguir a programação deste dia:

12h - Check-in

13h - Talk: "Estamos preparados para a Inteligência Artificial?", com Dora Kaufman

13h30 - Demo: "Inteligência Artificial: você acredita nela ou é manipulado por ela?", com

Tatiane Moreira

14h - Painel: "Sociedade IA: o que muda para o Estado", com Caitlin Mulholland; Priscila Normando; Dora Kaufman; e Fernanda Ladeira

14h30 - Talk: “Inovação e IA no WhatsApp”, com Aline Sredni

15h - Painel: "Eu e o robô: como aproveitar agora o mar de tecnologias inteligentes (no trabalho e fora dele)" com: Flavia Mello; Juliana Ferris; e Clarissa Assumpção

15h30 - Talk: “A tecnologia a serviço da humanidade”, com Elisa Mansur

16h - Painel: " Ética tecnológica: o que as máquinas podem aprender com os erros humanos", com Karin Soraya Seeder; Andrea Mello; Amanda Vieira; e Carina Ameijeiras

16h30 - Demo: (a definir)

17h - Talk: "O que esperar do futuro da humanidade com IA", com Cris Bartis

A Cidade das Artes contará, ainda, com uma feira gastronômica para promover uma experiência completa aos participantes. Portanto, você não precisa se preocupar em levar comida, pois terá muitas opções para fazer uma refeição no local durante os dias de evento.

Como chegar no festival Hacktudo?

O Hacktudo 2023 será realizado, novamente, na Cidade das Artes, que é um complexo cultural localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na Avenida das Américas. O principal acesso ao local é pelo BRT. Para isso, será necessário utilizar a passagem subterrânea do Terminal Alvorada do BRT.

Ônibus: basta desembarcar no Terminal Alvorada/BRT e passar pela passagem subterrânea. Você sairá dentro da Cidade das Artes.

Metrô: basta pegar a Linha 4 e descer na estação final (Jardim Oceânico). Depois, faça a integração com o BRT em direção ao Terminal Alvorada.

Carro: basta pegar a Avenida das Américas (Pista Central), no sentido Recreio dos Bandeirantes. Em seguida, acesse o mergulhinho em direção à Avenida Ayrton Senna e mantenha a esquerda para acessar a entrada da Cidade das Artes.

A pé: o único acesso possível é pela passagem subterrânea do Terminal Alvorada do BRT.

Veja mais:

Não é mágica, é IA: grelhador promete assar carnes e legumes em segundos e facilitar a vida de quem não sabe cozinhar

A vista mais espetacular do Rio de Janeiro fica em um mirante que nem carioca conhece

Temas relacionados