
Papel-alumínio pode ser um grande aliado de quem tem carro. (créditos: Shutterstock)
Nos últimos tempos, os bandidos têm desenvolvido métodos cada vez mais sofisticados para roubar carros. E não estamos falando de assaltos à mão armada, mas sim de furtos em que os veículos são levados sem que os proprietários percebam. Não importa o quão moderno seja o sistema de segurança do seu carro, os ladrões encontram maneiras de burlá-lo.
Se o seu veículo possui um sistema de entrada eletrônica, o risco é ainda maior. Em alguns casos, os criminosos conseguem clonar o sinal emitido pela chave, permitindo que o carro destrave as portas e ligue o motor. Em resumo, o mecanismo faz com que o veículo acredite que a chave está presente com o motorista e dê partida normalmente.
O vídeo abaixo, postado no canal do jornal britânico Daily Mail, mostra como funciona a ação dos bandidos.
Como se proteger do golpe da chave clonada
O método utilizado pelos criminosos para abrir carros sem a chave consiste em interceptar e replicar o sinal do sistema de entrada do veículo. Eles clonam a transmissão de rádio enviada pelo controle remoto para que o carro detecte esse sinal como legítimo e destrave as portas automaticamente.
A boa notícia é que há uma maneira simples de se proteger desse golpe. Para impedir que os criminosos capturem esse sinal, basta embrulhar a chave em papel-alumínio. O material bloqueia a transmissão das ondas de rádio, impedindo que o sinal seja clonado. Assim, os bandidos não conseguem interceptar e replicar o sinal emitido pela chave, impedindo que o carro abra a porta.
Veja também:
O plástico filme e o papel alumínio estão ultrapassados: essa invenção não apenas protege, mas também indica se o alimento está em boas condições