Quando compramos um eletrodoméstico dá até pena de usar, né? Se for branco então...dá vontade de ficar só apreciando de tão limpinhos e brilhosos que vêm. Mas, o tempo, aquele velho vilão, também é cruel com os eletrodomésticos e, além de fazer com que eles quebrem e parem de funcionar, transforma aquela brancura em um amarelado horrível. E aí o eletrodoméstico perde toda a graça. Não se aflija, esse problema tem remédio e o TudoGostoso te ensina como tirar manchas amarelas de eletrodomésticos sem dificuldade!
Uma estratégia infalível de como tirar manchas amarelas de eletrodomésticos é a famosa misturinha de bicarbonato de sódio e água.
Como tirar manchas amarelas de eletrodomésticos: confira uma dica infalível
Na hora que o amarelado chega, não importa se o eletrodoméstico é pequeno ou grande, ninguém escapa. Desde o ferro de passar, passando pela torradeira, a batedeira, o forno micro-ondas e a geladeira. Uma pena, né? Mas nós estamos aqui para te ajudar! Existem vários truques para reverter essa situação, como o da misturinha de bicarbonato de sódio com água, considerado infalível. E ainda, o que recorre à água oxigenada, para os casos mais graves.
Como preparar o eletrodoméstico antes da limpeza propriamente dita
- Antes de iniciar efetivamente a retirada das manchas, limpe o eletrodoméstico com um pano úmido e um pouco de detergente.
- Em seguida, borrife vinagre branco nas regiões amareladas e seque esfregando com um pano seco.
- É muito importante usar luvas ao fazer qualquer tipo de limpeza, para manter a pele das mãos protegida.
Limpando com bicarbonato e água
Para preparar essa fórmula milagrosa, que te ajudará na missão de eliminar as indesejáveis manchas amareladas, você precisará misturar duas colheres de bicarbonato com um pouquinho de água e mexer bem. Com uma esponja seca, aplique a pasta em toda a extensão do aparelho que estiver manchada. Deixe a misturinha agir por 15 minutos, e retire com um pano úmido. Dica: tome cuidado ao passar o preparado de bicarbonato com água sobre adesivos ou outras informações impressas na superfície do seu eletrodoméstico, pois eles podem ficar danificados.
Água oxigenada: para manchas mais antigas que o bicarbonato não tira
Se os eletrodomésticos amarelados forem muito antigos, com manchas fortes, pode ser que elas não saiam ou nem suavizadas sejam com o bicarbonato. Aí é hora de apelar para a água oxigenada. Neste caso, existem duas possibilidades: você pode aplicar a versão de 30 volumes diretamente no seu eletrodoméstico ou, se quiser tornar suas mistura ainda mais potente, misturar com 200ml de vinagre branco mais 2 colheres de bicarbonato de sódio. Seja qual for a sua escolha, use uma esponja seca para aplicar a solução sobre as manchas amarelas. Faça movimentos circulares delicados, para não danificar a superfície. Deixe agir por cerca de 15 minutos e depois tire toda a mistura, utilizando um pano úmido.
Como evitar que os eletrodomésticos fiquem amarelados?
Aquele velho ditado que diz "prevenir é melhor que remediar" não poderia ser melhor para este caso. Que tal evitar que seus eletrodomésticos fiquem amarelados? Para isso, é importante mantê-los sempre limpos e livres de gordura (aquela que acaba espirrando e se espalhando pela cozinha quando você faz frituras). Isso evitará que as manchas fiquem impregnadas nos aparelhos e, consequentemente, mais difíceis de sair com o passar o tempo.
E depois de aprender como tirar manchas amarelas da sua batedeira e deixá-la como nova, que tal testar uma dessas receitas de bolo recheado?
https://www.youtube.com/watch?v=ByFWxgnMb_U