Incluir o creme inglês em sobremesas, pães e frutas pode ser uma opção irresistível!
Também conhecido como creme inglês, esta gostosura cremosa é uma das bases da confeitaria. E se você está achando que este creme é a mesma coisa que o crème pâtissière — o famoso creme de confeiteiro que o TudoGostoso te ensinou a preparar com excelência —, viemos te contar que eles podem ter alguns detalhes únicos.
Entre as diferenças que podemos notar estão a textura e os ingredientes. Enquanto o pâtissière conta com amido de milho (ou farinha de trigo) para deixar o creme bem grossinho e consistente, o anglaise dispensa o uso desses ingredientes, adquirindo uma consistência mais líquida, semelhante ao creme de leite.
O crème anglaise pode render um sorvete de dar água na boca: cremoso e cheio de sabor!
O melhor de tudo é que você precisa de apenas 4 ingredientes supersimples para fazer um crème anglaise fantástico. Sem mais delongas, vem ver como arrasar na cozinha com este "crème de la crème"!
Para o creme inglês, precisaremos de:
- 500 ml de leite integral
- 4 gemas (só as gemas, hein!)
- 75 g de açúcar
- 1 fava de baunilha (ou 1 colher de sobremesa de essência de baunilha)
Só gemas: bastante cuidado para que as gemas não cozinhem e se transformem em um omeletão!
Passo a passo para um creme inglês de sucesso:
- Em uma panela, adicione o leite e a baunilha — para retirar as sementes do interior da fava, faça um corte ao comprido no centro dela e raspe todo o seu interior com o auxílio de uma faca, colocando as sementes e a casca junto ao leite, logo em seguida. Enquanto o leite ferve, vá para o próximo passo.
- Em um recipiente à parte, coloque as gemas e adicione o açúcar, mexendo bem com a ajuda de um fouet, até formar uma mistura homogênea.
- Assim que o leite ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o leite amornar por cerca de 10 minutos.
- Passado este tempo, você irá "temperar" as gemas: coloque metade do leite fervido em seu recipiente e mexa bem — afinal, ninguém quer que as gemas cozinhem e se transformem em um grande omelete.
- Em seguida, passe esta nova mistura para a panela em que está o restante do leite. Misture tudo e volte ao fogo baixo, mexendo sempre. Procure mexer bastante com uma colher de pau ou de silicone para garantir que o creme não talhe ou grude nas bordas e no fundo da panela.
- Para saber quando retirar do fogo, basta que ele atinja o ponto nappant. Você pode conferir isso com o auxílio da colher de pau (ou silicone): coloque a colher no creme, retire e passe o dedo no meio dela, deixando um rastro. Se esse caminho formado não se "fechar" ou escorrer, é sinal de que está no ponto certo.
- Prontinho! Você pode utilizá-lo assim que esfriar, adicionando-o em saborosos pratos e sobremesas, ou então guardá-lo na geladeira em um recipiente fechado. Bon appetit!
Sagu com creme inglês: uma combinação saborosíssima e de sucesso!
Onde incluir o crème anglaise?
Ok, agora chega de conversa e vamos às comidas que te convencerão a fazer esta maravilha: o creme inglês pode fazer uma combinação saborosíssima com sagus, ser utilizado em mousses e sorvetes, ou até mesmo incrementando pães doces ou pratos com frutas, deixando-os ainda mais interessantes.
Fácil, não é mesmo? Depois conta pra gente em qual prato você incluiu este incrível creme!