Entre os dias 12 e 22 de agosto a Serra Gaúcha recebe um dos maiores festivais de cinema do país. Atores, atrizes e celebridades brindam ao cinema nacional, e em meio a tanta cultura, a gastronomia não podia ficar de fora.
O espetáculo nas mesas: Como a gastronomia gaúcha abrilhanta a festa
O festival acontece em meio ao inverno e Gramado se torna o cenário perfeito para recebê-lo, não apenas pela exuberância da cidade mas também pela culinária rica e propícia para essa época do ano.
Enquanto artistas, diretores e o público em geral têm acesso à mostras de dezenas de filmes, a culinária gaúcha brilha como antagonista. Para muito além da pipoca que tradicionalmente acompanha um bom filme, quem estiver no Festival de Cinema poderá apreciar muitos outros pratos que a cidade prepara para deixar o clima ainda mais acolhedor. E o melhor, tem para todos os gostos!
Fondue: queijo derretido quentinho acompanhado de pães artesanais, legumes ou carnes servidos também com geléias e molhos são a entrada perfeita, e não para por aí, o fondue de chocolate acompanhado por frutas como uva e morango e marshmallows é a uma combinação saborosa para quem deseja começar o tour gastronômico com chave de ouro.
Churrasco: não há como falar sobre a serra gaúcha e não lembrar do tradicional churrasco. Ainda que o evento seja mais sofisticado, o churrasco pode se fazer presente através de cortes nobres e acompanhamentos à altura. Uma das atrações dessa época do ano no sul do Brasil é o pinhão, que pode ser inserido em uma farofa ou no arroz que acompanha as carnes.
Café colonial: um dos mais famosos do país, que é herança dos imigrantes europeus, o café colonial faz jus ao nome de refeição mais importante do dia. Repleto de pães, bolos, cucas, frutas, queijos, geléias e mais uma infinidade de guloseimas artesanais, vai aquecer o frio e sustentar os turistas até a hora do almoço.
Chocolates: um pequeno passeio pela cidade já revela diversas opções de lojas que oferecem chocolates artesanais para todos os gostos. Seja para apreciar no local ou levar como lembrança da cidade, os doces fazem bastante sucesso por sua variedade e qualidade. Além disso, para aquecer o friozinho característico da serra, os chocolates quentes e cremosos são a melhor escolha.
Vinhos: nada melhor do que um vinho tinto encorpado ou um espumante leve para acompanhar todas essas refeições, não é? E a proximidade da cidade com os vinhedos facilita para os turistas conhecerem e desfrutarem dos melhores sabores.
A sétima arte: Mais de cinquenta filmes em exibição
O Palácio dos Festivais recebe o tapete vermelho onde os astros do cinema nacional fazem suas aparições e falam sobre seus projetos em exibição. Ao todo serão 53 filmes distribuídos entre curtas e longas metragens, agraciando diversos gêneros e públicos.
Além disso, é possível visitar a Calçada da Fama, onde artistas homenageados deixam sua marca e assinatura, o local fica próximo ao Palácio.
Os premiados no Festival recebem o Kikito, a famosa estatueta criada em 1965 pela artista Elisabeth Rosenfeld, que simboliza o Deus do bom humor e se tornou símbolo do cinema brasileiro e latino-americano.
O cinema nacional, assim como a gastronomia, são as atrações principais do Festival que começa nesta semana e promete agitar a cidade gaúcha. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento.