Ingredientes (4 porções)
- 1 kg de feijão andu (verde)
2 dentes de alho 4 cebolas roxas 1/2 colher de sopa de sal 1/2 colherzinha de cominho 1 colher de sopa de orégano 3 colheres de sopa de extrato de tomate 3 tomates 1/2 pimentão vermelho 3 colheres de sopa de azeite de oliva 1 pitada de açafrão 1/2 colher de sopa de manjericão 1 molho de coentro 1 molho de cebolinha
Modo de preparo
- 1
Após selecionar os grãos, lavar bem em água corrente e colocar para ferver.
- 2
Adicione o sal somente quando ferver, para não saturar.
- 3
Imediatamente após a fervura, desligar o fogo e despejar os grãos numa peneira.
- 4
Jogue um pouco de água corrente. Isso é necessário, porque, ao contrário dos outros feijões, se não for tirado o excesso, o andú amarga.
- 5
Deixe secando enquanto refoga os temperos.
- 6
Obs.: Refogar os temperos secos, cebola, alho, orégano, cominho, sal,açafrão e o manjericão
- 7
Detalhe: sempre em fogo brando.
- 8
Quando estiverem bem dourados (mexa sempre para não pegar no fundo, nem queimar), adicione os restantes dos temperos (tomate sem pele).
- 9
Exceto polpa de tomate e azeite, coentro e cebolinha, que só são adicionados quando os temperos secos estiverem já no ponto de degustação.
- 10
Uma vez refogada a segunda etapa de temperos, adicione o feijão.
- 11
Deixe refogar por alguns minutos, antes de adcionar a polpa de tomate.
- 12
Em seguida adicione água.
- 13
Sempre aos poucos e em pequenas quantidade, para não interromper bruscamente a fervura. Isso altera o sabor do alimento.
- 14
Não esqueça, sempre o fogo brando.
- 15
Não deixe cozinhar muito, senão o feijão vira bagaço.
- 16
Quando perceber que está no ponto, adicione a cebolinha e coentro, que já deverão estar cortados em pequenas partes.
Informações adicionais
Obs: A receita serve para feijão verde (que em algumas regiões é chamado também de feijão de corda). O azeite só deve ser colocado momento antes de ser servido à mesa. Se forem seguidos esses passos, garanto que ficará uma delícia. Já fui vice-campeão de um concurso de culinária (competindo com salgados de forno e no horário da tarde), com esse prato, ao molho. Também pode ser servido em forma de farofa, mas adicionando queijo ralado e uma colher de manteiga além da farinha. Cuidado, se colocar a farinha com o feijão ainda quente, vira uma argamassa. Espere, portanto, esfriar. A receita pode ser feita também em forma de farofa e adcionada carne do sol.