O Bolinho de Bacalhau Tradicional é um petisco clássico dos botecos brasileiros, que tem origem na culinária portuguesa e conquista os mais diversos paladares. Esta receita é uma verdadeira homenagem ao sabor marcante do bacalhau, com seu sabor inconfundível e sua textura crocante por fora e macia por dentro. Preparado com bacalhau desfiado, batatas, cebola, salsa e o indispensável azeite de oliva, esse bolinho é frito até alcançar uma cor dourada e uma crocância irresistível. Cada mordida revela uma combinação perfeita de sabores salgados do bacalhau com o frescor dos temperos, proporcionando uma experiência gastronômica única. Seja como entrada em um jantar especial ou como petisco para compartilhar com amigos e família, o bolinho de bacalhau tradicional é sempre bem-vindo à mesa. Prepare esta receita e delicie-se com um petisco repleto de tradição e sabores que nos transportam para os aromas das cozinhas portuguesas.
Ingredientes (15 porções)
- 1 kg de batatas
- 500 g de bacalhau desfiado e dessalgado
- 100 ml de azeite de oliva
- 1 cebola
- 2 colheres de trigo
- 1 colher de salsa
- 4 dentes de alho
- Sal a gosto
Modo de preparo
- 1
Coloque o bacalhau de molho em água fria por 12 horas.
- 2
Depois coloque em uma panela e deixe cozinhar por 15 minutos, veja se está cozido o bacalhau.
- 3
Coloque em pano limpo e bata com um soquete até que esteja desfiado, retirando as espinhas.
- 4
Com a água do bacalhau cozinhe as batatas e esprema como um purê.
- 5
Coloque em uma panela o azeite e a cebola bem batida, depois de acrescente o alho amassado.
- 6
Misture o bacalhau e as batatas como um refogado.
- 7
Acrescente a farinha polvilhando e a salsa, mexendo sempre com uma colher de pau, até que se tenha consistência.
- 8
Reserve e deixe esfriar.
- 9
Com a mão untada com farinha faça as bolinhas ou compridos.
- 10
Frite em óleo brando, aos poucos, senão fica gorduroso.
- 11
O rendimento é de acordo com o tamanho.
Informações adicionais
Além dessa receita de bolinho de bacalhau tradicional: muitas outras delícias no TudoGostoso
A culinária de Portugal é muito rica e, aqui no Brasil, existem muitos fãs da receitas portuguesas. Ela é muito conhecida pelo bacalhau, mas a gastronomia portuguesa vai muito além dele e é composta por ingredientes como ovos, batatas, peixes e mariscos. Agora que você já sabe como fazer bolinho de bacalhau, que tal experimentar alguma outra delícia portuguesa na sua casa? Confira, em nosso blog, 5 pratos típicos da culinária portuguesa!
O bacalhau é um peixe presente em vários pratos, principalmente em datas comemorativas como Natal e Páscoa. No TudoGostoso, além dessa receita de bolinho de bacalhau tradicional, você encontra muitas outras receitas com bacalhau deliciosas, como o bacalhau à Gomes Sá, por exemplo. Mas por ser um ingrediente um pouco mais delicado, ele precisa de alguns cuidados em seu preparo. Por isso, no blog do TudoGostoso você pode aprender algumas dicas de como preparar um bacalhau delicioso, como: retirar o sal do bacalhau, retirar a pele, descartar as espinhas, temperá-lo e cozinhá-lo corretamente. Confira e faça pratos maravilhosos com esse peixe!
Como dessalgar bacalhau rapidamente: confira maneira simples e prática!
Normalmente, quando compramos uma peça de bacalhau, já estamos preparados para o momento de dessalgar. E esse processo pode levar até 2 dias na geladeira e trocando a água. Mas isso pode ser feito com um técnica ainda mais fácil e que leva menos tempo. Com alguns minutos e poucos ingredientes, você consegue dessalgar o bacalhau e ainda deixá-lo macio e delicioso!
Prepare antes
Comece escolhendo muito bem sua peça de bacalhau: o ideal é que ela tenha até 1 kg e seja comprada em locais confiáveis e onde vendam produtos frescos. Se o peixe tiver mais do que 1 kg, você vai precisar fazer esse processo em etapas separadas e dividindo a carne para que dê certo. Antes de começar a dessalgar, você vai precisar lavá-lo em água corrente. Use muita água e não tenha medo de esfregar bastante o peixe: isso vai garantir que aquela capa de sal saia. Depois de retirar completamente o sal do lado de fora, é hora de retirar o sal por completo. Corte o bacalhau em pedaços pequenos/médios e coloque-os em uma panela com água, de maneira que a água cubra todos os pedaços.
Use sal para tirar o sal!
Nesse momento você vai misturar de 3 a 4 colheres cheias de sal: isso mesmo, você vai colocar ainda mais sal! Nesse processo acontece uma reação e o sal contido no bacalhau sai completamente na água já salgada. Assim, depois de misturar tudo, você vai deixar fervendo por no mínimo 15 minutos ou até que se forme uma espuma branca no topo da panela. Quando isso acontecer, desligue o fogo e deixe descansando por 2 minutos. Escorra toda a água e lave bastante em água corrente para tirar o resto de sal que pode ter ficado no seu bacalhau.
Finalize e, se precisar, repita o processo
Depois de fazer todo esse processo, você deve provar um pedaço do peixe. Certifique-se de que o sal saiu completamente ou boa parte dele. Se você ainda achar que está salgado para a sua receita, repita o processo! Só fique de olho para que o peixe não cozinhe muito e acabe totalmente desmanchado!
Agora que você já sabe como fazer bolinho de bacalhau tradicional, veja também:
Receitas com bolinho de bacalhau desfiado: veja 20 opções incríveis
Pratos natalinos: confira receitas que combinam com essa data
Erro antes de assar o peixe altera totalmente o sabor do prato. Confira!