Ícone do blog TudoGostoso
Blog
  • Ícone de receitas favoritadas
    Receitas favoritas
  • Foto do usuário

Bolinho de bacalhau tradicional

2 5.0
Avalie essa receita
  • Imagem enviada por Cassia Campos
Preparo
Rendimento 15 porções
Comentários 2

Ingredientes

  • 1 kg de batatas

  • 500 g de bacalhau desfiado e dessalgado

  • 100 ml de azeite de oliva

  • 1 cebola

  • 2 colheres de trigo

  • 1 colher de salsa

  • 4 dentes de alho

  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Coloque o bacalhau de molho em água fria por 12 horas.

  2. Depois coloque em uma panela e deixe cozinhar por 15 minutos, veja se está cozido o bacalhau.

  3. Coloque em pano limpo e bata com um soquete até que esteja desfiado, retirando as espinhas.

  4. Com a água do bacalhau cozinhe as batatas e esprema como um purê.

  5. Coloque em uma panela o azeite e a cebola bem batida, depois de acrescente o alho amassado.

  6. Misture o bacalhau e as batatas como um refogado.

  7. Acrescente a farinha polvilhando e a salsa, mexendo sempre com uma colher de pau, até que se tenha consistência.

  8. Reserve e deixe esfriar.

  9. Com a mão untada com farinha faça as bolinhas ou compridos.

  10. Frite em óleo brando, aos poucos, senão fica gorduroso.

  11. O rendimento é de acordo com o tamanho.

Informações Adicionais

  • A culinária de Portugal é muito rica e, aqui no Brasil, existem muitos fãs da receitas portuguesas. Ela é muito conhecida pelo bacalhau, mas a gastronomia portuguesa vai muito além dele e é composta por ingredientes como ovos, batatas, peixes e mariscos. Agora que você já sabe como fazer bolinho de bacalhau, que tal experimentar alguma outra delícia portuguesa na sua casa? Confira, em nosso blog, 5 pratos típicos da culinária portuguesa!

    O bacalhau é um peixe presente em vários pratos, principalmente em datas comemorativas como Natal e Páscoa. No TudoGostoso, além dessa receita de bolinho de bacalhau tradicional, você encontra muitas outras receitas deliciosas com ele, como o bacalhau à Gomes Sá, por exemplo. Mas por ser um ingrediente um pouco mais delicado, ele precisa de alguns cuidados em seu preparo. Por isso, no blog do TudoGostoso você pode aprender algumas dicas de como preparar um bacalhau delicioso, como: retirar o sal do bacalhau, retirar a pele, descartar as espinhas, temperá-lo e cozinhá-lo corretamente. Confira e faça pratos maravilhosos com esse peixe!

    Como dessalgar bacalhau rapidamente: confira maneira simples e prática!

    Normalmente, quando compramos uma peça de bacalhau, já estamos preparados para o momento de dessalgar. E esse processo pode levar até 2 dias na geladeira e trocando a água. Mas isso pode ser feito com um técnica ainda mais fácil e que leva menos tempo. Com alguns minutos e poucos ingredientes, você consegue dessalgar o bacalhau e ainda deixá-lo macio e delicioso!

    Prepare antes

    Comece escolhendo muito bem sua peça de bacalhau: o ideal é que ela tenha até 1 kg e seja comprada em locais confiáveis e onde vendam produtos frescos. Se o peixe tiver mais do que 1 kg, você vai precisar fazer esse processo em etapas separadas e dividindo a carne para que dê certo. Antes de começar a dessalgar, você vai precisar lavá-lo em água corrente. Use muita água e não tenha medo de esfregar bastante o peixe: isso vai garantir que aquela capa de sal saia. Depois de retirar completamente o sal do lado de fora, é hora de retirar o sal por completo. Corte o bacalhau em pedaços pequenos/médios e coloque-os em uma panela com água, de maneira que a água cubra todos os pedaços.

    Use sal para tirar o sal! 

    Nesse momento você vai misturar de 3 a 4 colheres cheias de sal: isso mesmo, você vai colocar ainda mais sal! Nesse processo acontece uma reação e o sal contido no bacalhau sai completamente na água já salgada. Assim, depois de misturar tudo, você vai deixar fervendo por no mínimo 15 minutos ou até que se forme uma espuma branca no topo da panela. Quando isso acontecer, desligue o fogo e deixe descansando por 2 minutos. Escorra toda a água e lave bastante em água corrente para tirar o resto de sal que pode ter ficado no seu bacalhau.

    Finalize e, se precisar, repita o processo

    Depois de fazer todo esse processo, você deve provar um pedaço do peixe. Certifique-se de que o sal saiu completamente ou boa parte dele. Se você ainda achar que está salgado para a sua receita, repita o processo! Só fique de olho para que o peixe não cozinhe muito e acabe totalmente desmanchado!

PELA WEB

Comentários

  • Receita simples, tradicional e deliciosa. A melhor proporção de batata e bacalhau que encontrei entre as receitas deste site. Sem ovo e com um mínimo de farinha. Para tanto é preciso controlar a umidade da massa. Eu cozinhei as batatas inteiras e com casca e usei sopa de cebola (ou cebola desidratada) para não adicionar mais água. Ficou muito bom.

  • Vou fazer hoje. Depois comento se ficou bom!!!

Ver mais

CATEGORIAS RELACIONADAS