Ingredientes (6 porções)
-
1 kg e 1/2 de filé de salmão inteiro, com pele (ou em postas)
-
-
200 g (ou 1 vidro de conserva pequeno) de alcaparras
-
-
4 ramos de alecrim fresco (ou uma colher de sopa rasa de alecrim desidratado - se preferir, coloque menos)
-
-
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- 1
Com o filé previamente descongelado na parte baixa da geladeira (é preferível não descongelar em água para não perder sabor), comece cortando o filé inteiro em postas do tamanho de 1 palmo, descartando partes gordurosas ou eventuais espinhas (pode acontecer do seu filé vir com algumas).
- 2
É muito importante não descartar a pele do salmão, é ela que irá manter o sabor e a maciez da carne.
- 3
Se você já comprou em postas, desconsidere esta parte.
- 4
Tempere as postas com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- 5
Em um refratário grande, coloque 250 ml de vinho branco seco, as alcaparras com o líquido da conserva (isso fará toda a diferença na marinada), as folhas dos ramos de alecrim (retire o talo) e o suco de 1 dos limões, juntamente com 1/2 copo de água.
- 6
Corte em rodelas o limão restante e reserve.
- 7
Disponha as postas de salmão dentro do refratário, banhe-o na marinada e coloque as rodelas de limão em cima das postas, enfeitando o peixe.
- 8
Deixe descansar por 20 minutos e, enquanto isso, preaqueça o forno a 180° ou 200°C.
- 9
Coloque o refratário no forno por 40 a 60 minutos(o tempo depende da potência do forno).
- 10
Após 40 minutos, experimente tirar uma lasca do peixe com um garfo, se soltar bem, está pronto.
- 11
Sugiro como acompanhamento arroz branco e batata sautée.
- 12
Bom apetite!
Informações adicionais
Observações: O salmão não deve ser assado sem a marinada, é imprescindível que ele asse estando ao menos um dedo coberto pelo líquido, para que a carne não resseque e o peixe fique macio e saboroso, sem consistência de borracha.