Ingredientes (8 porções)
- 1 kg de carne de 1º (contra filé, patinho etc)
- 55 g de sal refinado (ou 1 colher das de sopa cheia)
Modo de preparo
- 1
Mantendo a peça em um pedaço único, separe 2/3 do sal e passe em volta da carne.
- 2
Deixar repousar por 4 horas fora da geladeira em um pirex coberto por plástico filme, escorrendo a água que se forma.
- 3
Depois de 4 horas de salga, pegar o 1/3 do sal restante e cobrir os locais da carne onde ainda a carne está mais vermelha, para a cobertura de sal na carne ficar bem uniforme.
- 4
Mantendo a carne dentro do pirex (sempre coberto), levar à geladeira por mais 24 horas , escorrendo de vez em quando o líquido que se formará.
- 5
Após as 24 horas de geladeira, colocar a carne em um saco plástico, levar ao freezer por 8 dias para maturar bem e está pronta para o preparo dos mais variados pratos. O sabor fica idêntico à carne de sol comprada em supermercado.
Informações adicionais
Obs.: Para dessalgar esta carne, colocar a carne cortada em cubos de 5 cm de molho em uma bacia com água (ao menos 2 litros de água para cada quilo de carne de sol) Fazer a troca desta água 4 vezes, repetindo o procedimento a cada meia hora.