Limpe bem a peça de lagarto e descarte totalmente a gordura.
Com auxílio de um martelo para bater bife, bata a peça de lagarto em toda a sua extensão e e todos os lados.
Tempere-o com uma colher de sopa (rasa) de sal e ima coher de chá de pimenta-do-reino, para cada kg da carne.
Leve o lagarto a uma panela grande com 4 copos de água, 1 copo de vinagre de vinho branco.
Quando abrir fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 60 minutos. Experimente enfiando um espeto na carne. Se o espeto soltar rápido, ela já está no ponto.
Retire a carne da panela, deixe esfriar e envolva-a em pappel alumínio ou filme plástico e leve ao congelador para endurecer.
Quando a peça estiver quase dura, fatie com uma faca bem afiada e bem fininho.
De preferência fatie em cortador de frios.
Molho:
Leve ao liquidificador o atum, as anchovas (dessalgadas), as alcaparras, o azeite de oliva, o vinagre e tempere com sal (cuidado com as anchovas e alcaparras salgadas), molho de pimenta vermelha e pimenta síria (de preferência). Bata tudo até obter um molho denso.
Transfira o molho para uma tigela, passe as fatias de lagarto neste molho e acondicione em um recipiente que possa ser fechado e levado à geladeira.
Para cada camada de fatias, regue um fio de azeite de oliva. A cada três camadas, pressione com as mãos para deixar bem prensada e sem ar entre as camadas.
Sirva este antepasto acompanhado com as berinjelas à calabresa (ver receita), ou prepare sanduíches com pãozinho francês bem crocante.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Alberto Chuery Risk
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].