• Entrar
  • Cadastrar
Tradicional Festas das Flores em Joinville promete diversão, bem estar e muitas cores em sua 83ª edição

Evento está recheado de atividades entre os dias 14 a 19 de novembro. Confira!

Orquídeas são o destaque da Festa das Flores. (Foto: divulgação)

Apaixonados por plantas poderão curtir nos próximos dias a 83ª Festa das Flores, que já acontece há 8 décadas em Joinville, Santa Catarina. Essa edição acontecerá entre os dias 14 e 19 de novembro e promete levar o público a uma experiência repleta de cores, formas, beleza e bem-estar.

Como manda a tradição, em novembro a Festa das Flores transforma o Centro de Convenções e Exposições da Expoville em um grande jardim. Além de apreciar a vasta exposição de orquídeos e outras espécies de flores, os participantes curtirão uma programação cheia, que inclui concursos, mercado de planos, feira multissetorial, oficinas, apresentações culturais e praça gastronômica.

Quer saber mais sobre esse colorido e perfumado evento? Veja mais informações abaixo!

História da Festas das Flores

A mais antiga festa do gênero, no Brasil, encanta o público com suas exposições temáticas, que ganham vida e colorido com milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais, e com todas as atrações da sua programação.

A tradição iniciou em 1936, com a Exposição de Flores e Artes Domiciliar (EFA), criada por apaixonados pelas orquídeas nativas – muitos deles imigrantes europeus que se instalaram na região.

Hoje, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina. A cada edição, o evento recebe cerca de cem mil pessoas, vindas de diversos lugares do Brasil e também do exterior. Entre elas estão orquidófilos, paisagistas, produtores, profissionais da área, colecionadores, aficionados por flores, turistas, além do grande público da região.

Festa das Flores: data, local e ingressos

Anote na agenda: a Festa das Flores acontece entre 14 e 19 de novembro, de 9h às 21h, com exceção do último dia do evento, que encerra às 20h. O evento rola na Expoville, um dos principais e maiores centros de convenções e exposições da região Sul, localizado às margens da BR 101, porta de entrada de Joinville.

Para entrar, é cobrado ingresso no valor de R$15 para o público geral, já idosos e estudantes pagam meia. Os visitantes poderão apreciar a decoração especial feita para mostrar a diversidade de jardins no encontro das nações e suas culturas. A orquídea, símbolo máximo da festa, será a grande protagonista mesmo em jardins com árvores, folhagens e outras flores. A grande atração será o caminho das águas, inspirado nos grandes parques e palácios da antiguidade.

Visitantes podem observar a exposição e comprar itens. (Foto: divulgação)

Confira as atrações

São várias atividades previstas para a Festa das Flores, incluindo concurso de jardins, oficinas de cultivo para profissionais e amadores, concurso de rainha da melhor idade, praça gastronômica e muita mais. Veja os destaques:

Exposição de orquídeas

Durante todo o ano, os cerca de cem associados da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas – AJAO dedicam-se ao cultivo de orquídeas. A legitimidade dessa paixão se concretiza com a apresentação de milhares de plantas, das mais variadas espécies, tamanhos, cores e formas, que dão vida à Exposição da Festa das Flores.

A exposição também recebe plantas de orquidófilos de outras cidades e estados. Na exposição, o público também pode contemplar belos exemplares de outras espécies como cactos, antúrios, bonsais, suculentas, flores da estação e muito mais!

Feira Multissetorial

Nesta área de compras, os visitantes encontrarão produtos como artesanatos, utilidades domésticas, vestuário, bijuterias, acessórios, perfumaria, cadeiras para massagem, gêneros alimentícios, produtos coloniais, além de estandes institucionais de empresas e entidades representativas ligadas a diversos setores da sociedade.

Mercado de Plantas

O público que desejar levar um pedacinho da Festa das Flores para a sua casa ou jardim, poderá adquirir seus exemplares no Mercado de Plantas.

Neste ano, o espaço vai reunir mais de quarenta expositores, vindos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, que comercialização orquídeas, flores, plantas ornamentais, insumos, adubos, acessórios e utensílios para cultivo e jardinagem.

Palco Cultural

Durante toda a programação da 83ª Festa das Flores, a animação, as tradições e o entretenimento estão garantidos no palco cultural, que vai receber shows de música, dança, concursos e atrações artísticas.

Veja mais:

8 cidades floridas no Brasil para conhecer na primavera: é uma mais bonita do que a outra!

7 benefícios das flores na alimentação

Temas relacionados