• Entrar
  • Cadastrar
Poucos sabem, mas é por isso que as panelas e frigideiras ficam pretas após usá-las no fogão a gás
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

É importante saber que esse não é um comportamento normal do fogão, por isso alguns ajustes precisam ser feitos

Poucos sabem, mas é por isso que as panelas e frigideiras ficam pretas após usá-las no fogão a gás

Um problema no seu fogão pode ser o causador das manchas pretas nas suas panelas (Fotos: Shutterstock)

Por que o fogão deixa a panela preta? Se você já notou que suas panelas, frigideiras e outros utensílios de cozinha ficam com o fundo preto após o uso no fogão a gás, saiba que esse não é um comportamento normal do equipamento.

O escurecimento costuma indicar um problema na mistura entre gás e ar no queimador, levando à formação de fuligem, um resíduo da combustão incompleta causada pela falta de oxigênio.

E o que deve ser feito para resolver esse problema e, consequentemente, acabar com as panelas e frigideiras escuras após o cozimento?

Conheça as principais causas para o fogão deixar as suas panelas pretas

Segundo especialistas, há duas causas principais para esse tipo de problema: ajuste incorreto da entrada de ar ou uso de bicos de gás inadequados.

Ambas resultam em uma chama instável, muitas vezes alaranjada ou amarelada, que libera fumaça e deixa resíduos nos utensílios.

1. Entrada de ar mal regulada

Uma das razões mais comuns para o acúmulo de fuligem nas panelas é o ajuste inadequado da entrada de ar no queimador.

Quando há pouco oxigênio, a combustão não acontece corretamente, resultando em uma chama alta, instável e com excesso de fumaça.

A solução está em regular o orifício de entrada de ar no fogão. Ao permitir que mais ar seja misturado ao gás, a chama se estabiliza e ganha um tom azul intenso, sinal de que está queimando de forma eficiente.

2. Bicos de gás incorretos ou entupidos

Outra possível causa é o uso de bicos de gás inadequados para o tipo de combustível utilizado, seja gás natural ou GLP.

Quando os bicos não correspondem ao tipo correto, o fogão libera mais gás do que o necessário, comprometendo a mistura e, consequentemente, a qualidade da combustão.

O resultado, mais uma vez, é uma chama amarela ou laranja, instável e geradora de fuligem. Além disso, bicos entupidos também podem afetar a queima.

Nesse caso, é importante realizar a limpeza adequada do equipamento.

Como evitar que as panelas escureçam?

Uma chama de boa qualidade deve ser silenciosa, estável e azul vívido no centro. Se for alta, ruidosa e alaranjada, é sinal de que há um problema.

Para reduzir o risco de escurecimento, mantenha o fogo baixo e evite que a chama ultrapasse as bordas da panela.

Outra dica importante é realizar manutenções periódicas no fogão. Uma simples regulagem ou limpeza pode evitar marcas desagradáveis nos utensílios e, caso elas apareçam, uma boa limpeza costuma resolver.

Veja mais!

5 problemas que acontecem com o seu fogão e são fáceis de resolver

Tentou limpar as panelas mas manchou ainda mais? Essa misturinha caseira pode te ajudar

Temas relacionados