• Entrar
  • Cadastrar
Parece mentira mas é verdade: sabão em pó estraga máquina de lavar roupas!
Se você quer manter seu eletrodoméstico funcionando por mais tempo, precisa estar atento a essas dicas especiais de como tomar cuidado com o sabão em pó. Confira!

É isso mesmo que você leu! Chocando a todos, o sabão em pó pode estragar a máquina de lavar roupas! Esse eletrodoméstico é de enorme utilidade no cotidiano de quem tem a vida agitada, pois basta colocar as roupas, o sabão e ligar a máquina. Mas cuidado! Ela pode estar com os dias contados devido a grande concentração desse produto de limpeza, que gera problemas no funcionamento! Quer saber como resolver isso? O que usar para substituí-lo? Descubra agora no TudoGostoso.

Tenha cuidado com a quantidade de sabão na máquina de lavar roupas

Como o sabão acumula na máquina de lavar?

Não importa se você coloca o sabão apenas no dispenser próprio para ele, o acúmulo acontece no interior das placas na máquina de lavar conforme ele entra em contato com a água. Isso se intensifica com o pensamento de que quanto mais sabão, mais limpas as roupas ficarão, gerando assim um acúmulo do produto de limpeza. Outra prática comum é adicionar muitas peças de roupa na máquina e colocar mais sabão do que o comum para compensar a quantidade.

O que acontece quando o sabão acumula na máquina?

Com o tempo ele vai formando uma crosta escura e úmida. Isso pode ocasionar nas roupas saírem manchadas, duras e ásperas da lavagem, em vez de limpas. Além disso, esse acúmulo pode danificar as peças que fazem a máquina funcionar, ao impedir as engrenagens de girarem ou provocar uma sobrecarga no motor.

Como evitar o acúmulo de sabão?

Esses resíduos de sabão podem acumular por toda a máquina de lavar, em lugares como o tanque, o filtro, o dispenser, o cesto e entre outros. Para seu eletrodoméstico continuar funcionando sem problemas, você deve fazer a limpeza com a frequência de uma vez ao mês. A higienização pode ser feita ao selecionar o ciclo de lavagem completa apenas com a água, sem amaciante, sabão ou qualquer outro produto de limpeza. Além disso, respeite as marcações de limite máximo para adicionar o sabão. Se precisar de uma lavagem mais profunda nas roupas, coloque menos peças na máquina. Outra recomendação é que você dê preferência para sabões em pó que formam pouca espuma, pois eles tendem a ser dissolvidos de maneira mais fácil.

Sabão líquido danifica a máquina de lavar?

O sabão líquido acumula nas partes plásticas tanto quanto o em pó, mas é importante pontuarmos que o grande problema não é o tipo de sabão, e sim o seu uso exagerado atrelado a não limpeza adequada da máquina de lavar roupas com frequência. Se você seguir essas etapas corretamente, não precisa se preocupar nem com o sabão em pó, nem com o líquido.

Veja mais

Vinagre para lavar roupa: bons motivos para usar o ingrediente nas peças

Pode usar detergente para lavar roupa? Saiba se ele limpa tecidos como o sabão líquido

Se empolgou no caramelo? Aprenda como tirar o açúcar grudado no fogão sem sufoco

Temas relacionados