
Acenda o alerta se a chama do seu fogão ficar verde (Foto: Shutterstock)
O que significa a chama verde no fogão? Muita gente tem dúvidas sobre o significado da chama azul ou amarela no aparelho a gás, mas poucas vezes se depara com uma cor esverdeada.
Quando a cor da chama do seu fogão fica incomum, você deve ligar um alerta para entender se alguma coisa pode estar errada com o eletrodoméstico.
Mas afinal, o que significa uma chama verde no fogão? Entenda se é realmente perigoso e se você precisa agir imediatamente para evitar acidentes.
O que significa a chama verde em alguns aparelhos a gás?
Uma das principais recomendações de especialistas é que as pessoas se informem sobre o significado das cores das chamas que os aparelhos a gás podem emitir.
Algumas indicam que tudo está em ordem e não há perigo, por outro lado, outras cores indicam que há riscos de acidentes e, por isso, medidas imediatas devem ser tomadas.
Embora seja rara, a chama verde pode ser vista em qualquer aparelho movido a gás. Quando isso acontece, significa que o aparelho está queimando partículas estranhas ou metais, como zinco, cobre, bronze.
Desta forma, a combustão não está ocorrendo como deveria. Neste caso, você deve acionar um instalador de gás licenciado para limpar o aparelho.
Qual o significado de cada cor na chama do aparelho de gás
Se você tem dúvida sobre a cor da chama emitida pelo seu fogão, veja qual o significado de cada uma delas para saber como agir.
- Chama azul: a chama azul indica que a combustão do gás está ideal e o aparelho funciona corretamente. É importante sempre verificar se a chama mantém essa cor.
- Chama amarela: indica que a combustão está inadequada por falta de oxigênio. Chame um instalador de gás licenciado para limpar o aparelho, remover as cinzas e a fuligem, que impedem a entrada do oxigênio necessário.
- Chama vermelha: indica ferrugem nas tubulações. Chame imediatamente um instalador licenciado para realizar a limpeza e evitar riscos na combustão.
Veja mais!
11 dicas simples para o botijão de gás durar muito mais (a 7ª é surpreendente!)
5 problemas que acontecem com o seu fogão e são fáceis de resolver