Uma pia entupida é um dos problemas mais comuns que podem surgir em casa, ainda mais quando falamos da pia da cozinha. Embora seja melhor solicitar a ajuda de um profissional para garantir a solução definitiva, há uma série de passos iniciais que podemos tomar para evitar que a situação piore e até resolver por conta própria.
Quando percebemos que o ralo começa a escoar mais lentamente e que a água demora mais para descer, o ideal é primeiro tentar eliminar o entupimento por conta própria. A seguir, vou explicar um truque que um encanador profissional me ensinou para fazer da maneira correta, detalhe que muitas pessoas costumam ignorar.
Com o tempo, é normal que resíduos se acumulem nas tubulações e ralos de pias e vasos sanitários. Nas pias da cozinha, em especial, os restos de comida podem se acumular quando descartamos comida inadequadamente ou simplesmente lavamos os utensílios, daí a importância de retirá-los previamente para evitar esse problema. No caso das pias de banheiro e lavabos, os entupimentos geralmente são decorrentes do acúmulo de cabelos, sujeira e resíduos de produtos de limpeza.
Porém, quando o problema já apareceu, existem soluções que podemos tentar antes de chamar um profissional. A primeira medida que podemos tomar é usar um desentupidor manual, daqueles clássicos de borracha Este utensílio, com formato de ventosa e cabo, é bastante simples de usar, mas há um pequeno passo que não deve ser esquecido.
Como desentupir uma pia
Para desentupir uma pia, a primeira coisa que devemos fazer é verificar se a pia não tem uma abertura de transbordamento, por onde a água pode escapar para evitar que a pia transborde. Caso tenha, é aconselhável secar bem ao redor do transbordamento e colocar uma ou duas tiras de fita adesiva (de plástico ou fita isolante) para selá-lo completamente. Essa é uma etapa que, como o encanador me explicou, muita gente pula.
Em seguida, encha a pia com água quente. Mesmo se a pia já estiver cheia, adicionar a água quente ajuda a limpar e é um bom indício de como está o escoamento. Coloque o desentupidor sobre o ralo e, enquanto houver água quente em cima, comece a bombear por alguns minutos. Você notará a pressão exercida na pia (especialmente se for de metal, como alumínio) e um som de sucção nos canos. Isso indica que os resíduos acumulados começam a se movimentar, facilitando a eliminação e o desentupimento do ralo. Com o tempo e o esforço, o que está obstruindo o caminho deve se mover e sair.
Usando outros métodos para desobstruir
Além do desentupidor tradicional, existem outras maneiras de limpar uma pia entupida. Uma opção é usar um desentupidor de cabo, também conhecido como mola de aço. Este dispositivo é um cabo longo e flexível que é inserido no tubo através do dreno. Ao movê-lo e empurrá-lo pelo ano, o atolamento pode ser alcançado e empurrado, se soltando e liberando o caminho.
Outra alternativa é utilizar produtos químicos específicos vendidos em supermercados e lojas especializadas. Estes produtos são formulados para dissolver resíduos presos em tubulações, evitando assim a formação de futuros entupimentos. Entre os métodos caseiros, um dos mais eficazes é o uso de vinagre e bicarbonato de sódio.
Primeiro, aplique três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio no ralo da pia e depois despeje água fervente sobre ele. Isso ajudará a dissolver a sujeira. Deixe descansar por alguns minutos e depois adicione mais bicarbonato de sódio e um copo de vinagre. Juntos, eles produzirão uma reação efervescente que eliminará o bloqueio. Alternativamente, você pode usar sal de cozinha para desentupir a pia da mesma forma. Em seguida, enxágue novamente com água quente.
O que fazer se nada funcionar
Se nenhum desses métodos funcionar, antes de chamar um encanador, você pode tentar outra solução, especialmente se tiver habilidades básicas de consertos caseiros. Isso consiste em desmontar o sifão, parte da tubulação que fica visível no armário debaixo da pia antes de seguir pela parede, e tem formato de “U” onde normalmente os resíduos se acumulam e acabam obstruindo o ralo.
Neste caso, é imprescindível colocar um balde ou pote largo embaixo do sifão antes de desmontá-lo, pois ao fazer isso a água acumulada cairá no balde junto com os resíduos que estão causando o entupimento. Com o sifão desmontado, limpe-o cuidadosamente para retirar todos os detritos, sem esquecer do próprio cano para fazer a limpeza completa. Certifique-se de não perder nenhuma das juntas de borracha que garantem uma vedação hermética.
Na remontagem do sifão, além de devolver todas as peças ao seu lugar, pode-se usar fita adesiva nas roscas para garantir uma vedação correta e evitar possíveis vazamentos de água. Antes de retirar o balde, deixe correr água pela pia e verifique se não há vazamentos, o que indicaria que a montagem foi feita corretamente. Lembre-se que essa dica é para os que se arriscam em consertos manuais. Se não for o seu caso, chame um encanador para fazer isso por você.
Veja mais:
Você aprendeu com a sua mãe, mas PARE JÁ de fazer isso na pia da cozinha. É nojento e faz mal à saúde!
Como limpar pia de granito e deixar brilhando sem dificuldade: aprenda os truques de mestre do TudoGostoso
Como desentupir boca de fogão a gás: é fácil e você pode fazer sozinho; aprenda já!