• Entrar
  • Cadastrar
Entrevista com a chef Ana Barini: culinária vegana cheia de sabor e criatividade
Conheça um pouco sobre as inspirações culinárias da chef Ana Barini, especializada em comida vegana de primeira!

Entrevista incrível com a chef Ana Barini A chef Ana Barini, apaixonada pelo toque dos temperos frescos em seus pratos. Foto de Valéria Mendonça.

Cozinha vegana tem muito sabor, sim, senhor! E quem prova isso é a chef Ana Barini, que, atualmente, compõe o time do Apptite e conversa com a gente em uma entrevista super exclusiva. Para finalizar, a chef ainda revela alguns segredinhos para deixar seu prato mais famoso no aplicativo, a feijoada vegana com tofu no molho barbecue caseiro. Vem ver!

Como começou sua história com a culinária, Ana?

Desde que me entendo por gente gosto de comer e cozinhar. Venho de uma família que curte estar em volta da mesa, minha mãe e avó cozinham e sempre cozinharam muito, faziam tudo em casa. Minha avó é de origem libanesa e, além dessa comida, aprendeu a cozinhar com a sogra espanhola... aí já viu, né? Eu punha o banquinho, achava a maior graça fazer bolo, torta, eu queria participar. Fazia risoto pra família no domingo, ceia de natal, festa de aniversário, jantar pros amigos da faculdade etc. Amava ingredientes, comer comida local quando viajava, livro de receitas...

Mas nunca tinha pensado em cozinhar profissionalmente. Estudei psicologia e fiz uma carreira nesse caminho, consultório, pós-graduação etc. Mas conheci o Miguel, português, que trouxe ao Brasil um projeto incrível que propunha vender orgânicos direto dos produtores para o consumidor final. Tinha uma lógica sustentável, de fazer comida com o excedente e eu me apaixonei - primeiro por ele e depois pelo projeto. Então, comecei a ajudar de brincadeira, como mulher do dono. Quando vi, estava fazendo o cardápio e correndo pra não me atrasar no consultório. Aí a ficha caiu e ficou sério, virei sócia. É delicioso. Aprendi mesmo na prática. Então abrimos o Super Natural há três anos e adoro a sensação de que estamos sempre melhorando.

Para você, qual ingrediente não pode faltar na cozinha?

Ingredientes frescos, sempre! Adoro ervinhas frescas, como salsinha, manjericão, tomilho, alecrim, dill... Elas dão vida ao prato, dão personalidade, frescor. Vivo devolvendo prato que acho que tem pouca erva e pedindo para as meninas da cozinha colocarem mais.

Que tipo de pratos você prefere cozinhar?

Gosto de comida leve e descomplicada, que valoriza os ingredientes e pronto. Não tenho muita paciência para coisa que demora vários dias, rsrs! Também detesto fritura, o cheiro do óleo queimando, adoro comida saudável. De verdade, sou um tipo de gente estranha que fica tensa se não come pelo menos uma frutinha, uma saladinha por dia.

Qual dica você poderia dar a quem sonha em trabalhar cozinhando?

Teste, teste, teste, não tenha medo! Dê tempo de uma receita amadurecer... prove, retoque..

Curry verde Curry verde é um dos ingredientes que não podem faltar para Ana Barini! Foto de Valéria Mendonça

Qual seu prato preferido?

Curry verde! Sempre gostei de comida exótica e caí nas graças da cozinha tailandesa rapidamente. Aquela história de que todo prato tem os cinco sabores: salgado, doce, azedo, amargo e apimentado. Comi pela primeira vez em Londres e fiquei com saudades do sabor, tentando refazê-lo... E um dia achei uma receita do Jamie Oliver que ensinava a fazer a pasta verde do curry com temperos frescos! Pirei!

Criei a minha própria versão e já fiz mil vezes, cada vez sai sutilmente diferente, porque depende da qualidade dos ingredientes. Acho incrível essa ideia de combinar tanto sabores, de criar um gosto complexo.

Quais os desafios na vida de quem trabalha cozinhando? E a melhor parte?

É puxado, cozinha é quente, cansa, queima o braço... E por mais que esteja ótimo num dia, no dia seguinte começa tudo de novo! A relação com as pessoas é sempre um aprendizado; cozinha tem um lado duro, competitivo, mas aos poucos fui achando as pessoas que tinham a minha vibe, hoje em dia tenho uma equipe muito boa e criativa!

A melhor parte é sentir a felicidade dos clientes, voltando para comer a tua comida, curtindo, se surpreendendo com o sabor, provando coisas que não conheciam ou tinham receio de comer! E a cara de um funcionário orgulhoso do prato que fez, feliz com a sua obra.

Você tem um prato mais pedido no Apptite? Pode falar um pouco dele e nos ensinar a prepará-lo?

Por enquanto é a feijoada vegana com tofu no molho barbecue caseiro. Vem com couve refogada, farofa, laranja e saladinha. Todo mundo acha difícil comer e preparar tofu, acha que não tem gosto. Eu lido com ele como uma tábula rasa: vai ter o gosto que a gente der! Por isso o grande segredo é marinar o tofu, se possível, da noite pro dia. Colocar cebola, alho, shoyu, salsinha, azeite e, se quiser, cachaça.

No dia seguinte, grelho o tofu ou asso no forno e servimos com molho barbecue. Quem me ensinou a fazer esse foi a Keli, minha cozinheira. Vai molho de tomate caseiro, açúcar mascavo, pimenta, um pouquinho de shoyu e cravo. O segredo é colocar um gostinho de defumado, usar fumaça líquida, feita à base de casca de nozes, que não tem glutamato e não faz mal.

Feijoada vegana A feijoada vegana com tofu no molho barbecue caseiro é sucesso no Apptite! Foto de Valéria Mendonça

Para saber mais sobre o aplicativo, acesse o site ou confira na Apple Store ou Google Play.

Temas relacionados