• Entrar
  • Cadastrar
Atenção, cinéfilos! Barra Mansa/RJ tem Festival de Cinema com mostras gratuitas

A programação conta com mostras locais e nacionais, entre os dias 1 e 10 de março.

Mostras gratuitas acontecerão no Cine Show, localizado no Centro da cidade. (Foto: Prefeitura de Barra Mansa)

Ama assistir filmes e ir ao cinema? Então separe o refri a pipoca porque acabou de começar o Barra Mansa Festival de Cinema, evento com exibições gratuitas de filmes locais e nacionais. O evento é realizado pela Cia Teatral Calegari entre os dias 1 e 10 de março.

Os filmes serão exibidos no Cine Show, no Centro. O diferencial dessa edição é que, além das mostras locais, serão exibidos 13 filmes nacionais que foram selecionados para participar do festival. Toda a programação é gratuita e a expectativa dos organizadores é que o evento seja uma oportunidade de reconhecimento dos artistas da região.

Quer conhecer os filmes? Veja a programação abaixo!

Barra Mansa Festival de Filmes chega a 3ª edição

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre o evento e a importância da Prefeitura apoiá-lo, além de destacar o papel da Lei Paulo Gustavo na realização.

"O festival valoriza a produção local. É feito aqui por gente daqui. Isso é motivo de muito orgulho, porque além de fomentarmos a formação da cadeia produtiva do audiovisual, também estamos abrindo espaço para a difusão, abrindo as portas para todo o país. São profissionais de grande relevância que estão envolvidos, credibilizando ainda mais o conceito do Barra Mansa Festival de Filmes. Um destaque importante é que essa edição foi viabilizada principalmente com recursos da Lei Paulo Gustavo, que havia direcionado um recurso exclusivo para esse tipo de atividade", frisou.

De acordo com o ator Danilo Calegari, diretor da Cia Calegari, mais de 40 atores estiveram envolvidos na produção e atuação dos filmes da companhia, que são: “Conta Outra”, “O Incrível Mundo de Tan-Tan”, “Água Viva” e “Corda Bamba”. Os filmes “Gesto de Esperança” e “Brincadeiras Adiadas”, de Barra Mansa, e “Alice Através da Tela” e “Céu Azul de Sophia”, de Vassouras, também fazem parte da mostra local, que será competitiva e exibida no sábado e domingo, dias 2 e 3 de março, quando as produções concorrerão a 14 prêmios que serão divulgados no dia 9 de março.

Filmes locais e nacionais serão exibidos gratuitamente até 10 de março. (Foto: Prefeitura de Barra Mansa)

Primeiro dia terá filmes com direção exclusiva de mulheres

No primeiro dia de festival, que acontece na sexta-feira (1º), a abertura vai ficar por conta do Cine Delas, quando serão exibidos filmes com direção exclusiva de mulheres, em uma tarde onde o protagonismo será todo voltado ao público feminino. Serão três filmes: “Cida tem duas Sílabas”, “Mãe” e “O Rio é uma Coisa Muito Séria”, todos nacionais.

Dando continuidade à programação, na segunda, terça e quarta-feira, dias 4,5 e 6, o Cine Show vai exibir os filmes da mostra nacional. No sábado, dia 9, acontece a premiação com a Festa do Tapete Vermelho e, no domingo, dia 10, o festival será encerrado com o Cine para Todes, com a exibição de curtas com temáticas LGBTQIAP+.

A mostra nacional terá filmes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, João Pessoa (PA) e Petrolina (PE). O festival registrou mais de 500 inscrições.

Programação completa

01/03 – Cine delas
13h30: Cida tem duas sílabas
14h: Mãe
14h30: O riso é uma coisa muito séria

02/03
12h30: Brincadeiras adiadas
13h: Água Viva
13h30: Gesto de esperança
14h: Corda Bamba

03/03
13h: Céu azul de Sophia
13h30: O incrível mundo de Tan-Tan
14h: Conta outra
14h30: Alice através da tela

04/03
13h: Big Bang
13h30: Passado memória
14h: Infantaria
14h30: Minha potira

05/03
13h: Morro do cemitério
13h40: Ramal
14h15: Deus não deixa

06/03
13h: Era uma noite de São João
13h40: De dentro do quarto
14h15: Última vez que vi Deus chorar

09/03
19h30: Premiação do festival de filmes

10/03 – Cine para todes
A partir das 13 horas:
-O último cinema de rua
-As canções de amor de uma bixa velha
-Eu não nasci para ser discreta

Veja mais:

Como fazer pipoca de cinema em casa? TudoGostoso revela todos os segredos das bombonieres

5 receitas rápidas para uma noite de cinema em casa

Temas relacionados