• Entrar
  • Cadastrar
21ª Temporada da Truta em Visconde de Mauá/RJ terá menus especiais, palestras e workshops com professor da Le Cordon Bleu

Festival gastronômico reunirá 30 restaurantes com menu exclusivo para o evento.

Truta é peixe nacional parecido com salmão. (Foto: Divulgação do evento)

Comer uma truta preparada no mais alto nível gastronômico em um restaurante renomado de Visconde de Mauá é o passeio perfeito para aqueles que amam peixe e amam viajar. Se esse é o seu perfil, já anota na agenda a 21ª Temporada da Truta, que acontece entre os dias 4 de outubro e 25 de novembro no Sul Fluminense, especialmente Visconde de Mauá (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG).

Considerada o “salmão” das montanhas por pertencer à mesma família da iguaria do mar, a truta é o grande atrativo na região e, durante o período da temporada, o público local e turistas poderão apreciar pratos exclusivos em mais de 30 estabelecimentos credenciados até o momento.

Evento é oportunidade de capacitação

Depois de três anos ausente por conta da pandemia, a Temporada da Truta está voltando em grande estilo, com uma larga programação focada na capacitação dos cozinheiros locais. Além de palestras e oficinas, esta edição contará com um workshop exclusivo com a chef Duda Ribeiro, professor no Le Cordon Bleu-RJ e jurado do Bocuse d'Or 2023, a Copa do Mundo de Gastronomia.

Também marcará presença Paulo Araújo, chef executivo do Embaúba Boutique Hotel e representante brasileiro no International Catering Cup, no Sirha, Lyon, nos anos de 2017, 2019 e 2023.

O evento acontece há mais de duas décadas e é conhecido por reunir, chefs renomados que promovem cursos, workshops, palestras e aproveitam a qualidade do pescado local para capacitar equipes, aprimorar menus e as condições de preparo de uma iguaria regional, a truta. O resultado é um menu elaborado, sofisticado e produzido com receitas muito especiais para serem apreciadas pelos turistas e visitantes da região.

Júlio Buschinelli, idealizador da Primeira Temporada da Truta e Proprietário e Chef do Restaurante Rosmarinus. (Foto: Divulgação do evento)

Menus especiais com truta

Para o grande público, o festival começa no dia 26 de outubro e o destaque do evento fica para a degustação da variedade de preparos com a truta. Já foram confirmados mais de 30 restaurantes que ficarão responsáveis pela criação de menus elaborados, sofisticados e produzidos com receitas especiais para serem apreciadas pelos turistas e visitantes da região. Haverá, ainda, harmonização de vinhos com os novos pratos criados pelos chefs.

Esta edição incluirá também a participação de hotéis e pousadas da região que irão oferecer ao público o que há de melhor da culinária típica das montanhas, tendo a truta como principal atrativo.

Visconde de Mauá, um refúgio em meia à natureza

Além de comer uma ótima comida, essa é uma oportunidade de conhecer um dos destinos turísticos mais bonitos do Brasil, Visconde de Mauá. Visconde de Mauá é conhecida pelo clima ameno e pelas lindas paisagens por estar localizada em uma área ambiental na Serra da Mantiqueira.

O destaque vai para as suas belas cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas, além das vilas vales. A principal atividade do local é o turismo. São mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes especializados em trutas e receitas à base de pinhão.

Sobre o truta

Conhecida por ser uma iguaria nacional, saudável e deliciosa, a truta se reproduz nas águas mais puras e geladas das cabeceiras dos rios da região de Visconde de Mauá. Obra prima da natureza, ela é o carro-chefe da alta gastronomia desenvolvida no local e virou assinatura dos pratos mais sofisticados da montanha.

De sabor delicado e muito saudável, esta caprichosa espécie de salmonídeo exige condições muito especiais para se reproduzir. A água precisa ser gelada, puríssima e corrente, características presentes nas nascentes, rios e corredeiras da Serra da Mantiqueira. Este ambiente tão peculiar lhe confere assim um grau altíssimo de limpeza.

Peixe de água doce e da mesma família do salmão, a truta tem entre seus principais benefícios uma alta concentração de Ômega 3, óleo que previne doenças cardiovasculares, que equilibra os níveis de colesterol no sangue, promove saúde para o coração e ainda colabora com a perda de peso controlada.

Veja mais:

9 receitas com truta: peixe primo do salmão é macio, versátil e fácil de fazer

Estas são as treze espécies de peixes que têm menos mercúrio

Temas relacionados