Após vencer reality culinário, advogado investiu na transição de carreira e pretende expandir o negócio
Aos 39 anos, a advogada Maísa Campos decidiu deixar para trás a rotina intensa de estudos para concursos públicos e apostar em uma nova trajetória como empreendedora e chef. A virada aconteceu após vencer o reality culinário Cozinheiros em Ação, do canal GNT, em 2013.
Ela colocou a advocacia em segundo plano, investiu na transição de carreira e, alguns anos depois, inaugurou a Casa 147, em São Paulo. A mudança deu resultado: em 2025, o negócio alcançou um faturamento de R$ 2 milhões, e a empresária já planeja expandir a marca.
Como foi a transição de carreira de Maísa Campos?
No início da transição, Campos investiu na criação de uma escola de culinária para amadores e o segundo passo foi uma especialização na escola Le Cordon Bleu, em Paris. Foi na França que ela teve contato com estabelecimentos que ofereciam o serviço de comida para levar, o chamado “take away”.
Ela decidiu adaptar esse estilo para o mercado brasileiro, abrindo a Casa 147 entre o final de 2016 e o início de 2017. Por ser um estilo de negócio não muito popular por aqui, a ausência de cadeiras para consumir no local gerou certo estranhamento no começo, mas com o tempo o negócio começou a ganhar força, especialmente em 2020.
O estabelecimento focado em refeições prontas e congeladas já faturou R$ 2 milhões em 2025 com uma média de 40 a 60 pedidos diários e tíquete médio de R$ 160. Atualmente, ele funciona com 70% de entregas e 30% de vendas presenciais. Além disso, a Casa 147 começou a apostar em um nicho chamado “economia do cuidado" que envolve a introdução alimentar infantil e de idosos.
Os desafios do negócio e planos para o futuro
Um dos desafios enfrentados por Campos foi a logística de rotação diária do cardápio, que conta com pratos completos, sopas, doces e saladas: “No entanto, o que parece um desafio financeiro é também o nosso maior ativo: nós vendemos criatividade", afirma a empreendedora em entrevista ao Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Sua experiência no Direito foi importante para a sua atuação na gestão administrativa e de recursos humanos.
O negócio costuma registrar seu maior faturamento nos períodos mais frios do ano, impulsionado pela maior procura por pratos sazonais e pelo aumento da demanda durante as festas de fim de ano. Para os próximos anos, o plano é expandir a atuação na Baixada Santista e na capital paulista, com a criação de uma sede que servirá como centro de produção e distribuição, além da abertura de novas unidades.
Veja mais:
Aos 21 anos, estudante mineira trocou o estágio por geladinhos, começou vendendo pelo WhatsApp e alcançou faturamento de R$ 100 mil sem investidores