Ingredientes (4 porções)
-
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnarolli
-
2 cebolas grandes picadas em cubos
-
4 colheres de sopa de azeite de oliva
-
1/2 tablete manteiga
-
1 pacote queijo ralado
-
1 lata creme de leite
-
1 colheres de chá de açafrão (opcional)
-
1 taça de vinho branco seco
-
4 ou mais variedades de vegetais delicadamente picados - abobrinha, brócolis, couve-flor, ervilhas tortas, ervilhas, espinafre, cenoura, vagem etc.
-
2 tabletes caldo de legumes dissolvidos em 1,5 litros de água
Modo de preparo
- 1
Em uma cassarola refogue as cebolas com o azeite de oliva até que fiquem transparentes, comece a mexer e junte o arroz e em seguida o vinho branco.
- 2
Ainda mexendo, adicione aos poucos conchas de caldo de legumes, a medida que for secando reponha.
- 3
Quando o arroz estiver quase al dente, junte os vegetais que você selecionou e mais um pouco do caldo.
- 4
Por fim, quando o cozimento estiver do seu gosto, junte o creme de leite e misture, a manteiga e misture e por fim salpique o queijo e dê a última misturada.
- 5
Caso opte por colocar o açafrão, ele deve ser misturado ao arroz juntamente com a primeira concha de caldo.
- 6
Esse risoto pode ser prato único, mas vai muito bem com qualquer tipo de carne.
Informações adicionais
Obs.: Deixe o caldo em fogo brando em uma panela ao lado da cassarola onde fará o risoto. Se você selecionar vegetais muito duros preferencialmente pique-os bem pequenos para que cozinhem junto com o arroz. Pode-se também cozinhá-los antes, mas perde-se um pouco do sabor, por isso prefira cozimento no vapor.
