1 e 1/2 kg de carne com ossos ex: peito ou chupa-molho
1 kg de charque traseiro
1 kg de lombinho de porco defumado
1/2 kg a 1 kg de toicinho salgado
1 e 1/2 kg de bacon
1/2 kg de costela suína defumada
2 pés de porco defumados
2 orelhas de porco salgadas
1 kg de calabresa defumada
2 paios
1 lata de quitute de porco
1 colher de sobremesa de louro em pó
2 colheres (sopa) de cominho com pimenta-do-reino em pó
2 molhos de folhas de couve
1 kg de farinha de mandioca
250 g de manteiga
300 ml de óleo de soja
300 ml de azeite doce
1 colher (sopa) de alho em pasta (patê)
sal
4 tomates
4 cebolas grandes
2 pimentões grandes
10 folhas de hortelã grosso
250 ml de aguardente destilada pura ou conhaque de gengibre
1 e 1/2 kg de feijão preto (carioca)
1 kg de carne de sal presa
1 kg de carne de fumeiro
1 kg de carne do sol
1/2 lata de extrato de tomate
2 pacotes de orégano
4 laranjas de umbigo
Modo de Preparo
Esta feijoada é para ser feita em 5 etapas, os dias descritos abaixo só servem como exemplo para uma feijoada a ser apreciada no dia de domingo.
5ª Feira à noite:
Separe todas as carnes salgadas, com exceção do toicinho, o quitute, o bacon e a orelha de porco. Corte todas no tamanho ideal e coloque-as de molho em água fria, que deve ser trocada pelo menos 3 vezes ao dia.
Logo após, leve ao liquidificador o cominho com a pimenta-do-reino, o alho, o sal, o orégano, 1 e 1/2 cálice de conhaque e óleo de soja. Bata até ficar homogêneo e despeje sobre as carnes verdes que já deverão estar cortadas e tratadas em vasilhame plástico que deverão ser tampados e levados à geladeira.
6ª. Feira à noite:
Coloque o feijão de molho em água fria para que o mesmo possa amolecer e tampe até de manhã.
Corte bem miúdo ou processe o bacon (separe um pouco para a feijoada se quiser), o toicinho, o paio, a calabresa defumada, o lombinho defumado e o quitute. Junte com azeite doce, manteiga, orégano, louro em pó, óleo de soja e coloque em dois vasilhames na geladeira, um maior e outro menor.
Corte a carne de fumeiro, junte o pé de porco defumado e a orelha de porco salgada, depois de lavá-la, escorrer e queimá-la em chama branda no fogão para eliminar os pelos. Depois leve tudo à geladeira.
Sábado pela manhã:
Coloque numa panela grande todas as carnes verdes, com e sem osso, as carnes secas e as defumadas.
Acrescente água em pouca quantidade e leve ao fogo para que possa cozinhá-las brevemente (pré-cozimento).
Adicione os ingredientes que estão no vasilhame maior.
A água vai secar e então deixe que todos os ingredientes se recheiem em fogo brando e vá mexendo com uma colher para que não queimem.
Após rechearem adicione o feijão e dê o primeiro ponto de cozimento.
Sábado à noite:
Bata no liquidificador tomate, cebola, pimentão, azeite doce, orégano, extrato de tomate, hortelã grosso e conhaque. Despeje na panela e leve ao fogo para o ponto final.
Domingo pela manhã:
Corte a couve em tiras e leve ao fogo para um leve cozimento, escorra a água e leve ao fogo em uma frigideira com manteiga e 2 colheres de sopa dos ingredientes do vasilhame menor para rechear.
Separe as carnes do feijão em uma ou mais assadeiras e cubra com papel alumínio, leve ao forno baixo para secar (opcional).
Em uma panela coloque o restante dos ingredientes do vasilhame menor juntamente com um pouco mais de manteiga e leve ao fogo brando. Após estar recheando, vá acrescentando farinha de mandioca e mexendo até fazer a farofa que deverá acompanhar a feijoada juntamente com arroz e laranja cortada à francesa.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Edmário Cruz da Silva
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.
Mudamos o nome dessa receita! O TudoGostoso se posiciona a favor da igualdade racial e contra qualquer tipo de preconceito, por isso agora essa receita deliciosa se chama Feijoada Carioca do Ed.