Ingredientes (10 porções)
-
2 kg de mandioca cozida em água e sal a gosto, espremida ainda quente
-
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
-
6 colheres de óleo
-
2 cebolas médias picadas bem miúdas
-
6 dentes de alho espremidos
-
200 ml de leite
-
3 copos de requeijão
-
3 caixinhas de carne seca (compradas em supermercado já dessalgada e desfiada pronta para ser consumida) ou 1,5 kg de carne seca de boa qualidade, dessalgada em trocas continuas de água por 12 horas, cozida em panela de pressão e desfiada
-
200 g de queijo parmesão ralado
-
sal
-
pimenta-do-reino
Modo de preparo
- 1
Numa panela grande refogue 1 cebola picada bem miúda em 2 colheres de margarina e 2 de óleo.
- 2
Quando estiver bem macia, antes de escurecer, acrescente 2 dentes de alho espremido e frite mexendo bem.
- 3
Assim que o alho começar a dourar acrescente a mandioca espremida ainda quente para ficar um purê bem fofo. Mexa bem para incorporar o sabor e assim que estiver incorporado acrescente o leite aos poucos (sugiro 200 ml, mas a quantidade exata depende da mandioca, pois se estiver mais "enxuta" ou consistente vai precisar de mais leite e ser estiver derretendo pode usar até menos). O importante é que o purê esteja fofo, mas não mole.
- 4
Tempere com pimenta do reino a gosto e acerte o sal se necessário para ficar do gosto
- 5
Acrescente os três copos de requeijão (da mesma forma se estiver muito mole o purê diminua um pouco o requeijão, mas é ele que dará o toque especial)
- 6
Mexa bem durante cerca de dois minutos e desligue o fogo.
- 7
Em outra panela refogue uma cebola picada em cerca de quatro colheres de óleo, acrescente o alho e quando estiver dourando acrescente a carne seca e refogue acertando o sal e tempere com pimenta-do-reino a gosto.
- 8
Mexa durante alguns minutos para incorporar bem o sabor.
- 9
Em uma travessa refratária coloque uma camada do purê, a carne seca, uma segunda camada do purê e cubra com queijo ralado. Leve ao forno quente por cerca de 20 minutos.
- 10
Se tiver a opção de gratinar o queijo no forno ou no microondas use-a ao retirar o refratário do forno.
- 11
Sirva como prato único ou acompanhado de arroz e salada verde.







