Você é celíaco e quer variar no preparo de pães caseiros? Então venha aprender como fazer pão sem glúten com cenoura e cebola! A combinação desses dois ingredientes dá um sabor especial na massa, além de adicionar uma coloração mais viva para ela. Esse pão sem glúten com cenoura e cebola também leva leite, ovos, óleo de girassol, sal, açúcar, creme de arroz, polvilho doce, farinha de linhaça e fermento, resultando em uma textura fofinha e muito saborosa. Isso sem falar que o preparo na máquina já facilita bastante o processo, bastando apenas adicionar tudo na forma e deixar mágica acontecer. Só de sentir o cheiro, já dá para saber que vai ser sucesso! Mesmo que você não tenha muita experiência com o aparelho, essa receita de pão sem glúten com cenoura e cebola na máquina de pão te mostra o passo a passo com todos os detalhes para garantir que você tenha uma massa perfeita.
Ingredientes (16 porções)
-
1 xícara (chá) de leite
-
2 ovos
-
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
-
1 colher (chá) de sal
-
2 colheres (sopa) de açúcar (30g)
-
2 xícaras de creme de arroz (360g)
-
1 xícara (chá) de polvilho doce
-
2 colheres (sopa) bem cheias (50g) de farinha de linhaça (se possível dourada)
-
1 sachê de fermento biológico seco instantâneo (10g)
-
1 cebola pequena (uns 5cm de altura e 3,5 de largura ou próximo disso) cortada bem fina e picotada
-
50 g de cenoura ralada em tiras bem finas
Modo de preparo
- 1
Esta receita foi feita na panificadora (máquina de pão) da Britânia utilizando o modo ultra rápido opção 7, que é para pães de 900 g, porém nessa receita é para um pão de 600g. Isto é necessário, pois nessa modalidade o pão cozinha por 40 minutos.
- 2
Retire a forma removível da máquina e coloque a pá giratória e os ingredientes na seguinte ordem: leite, ovos, óleo de girassol, sal, açúcar, creme de arroz, polvilho doce, farinha de linhaça, fermento biológico, cebola e cenoura.
- 3
Detalhes:
Despeje aos poucos o óleo, o sal e o açúcar ao redor do interior da forma (não concentre em um lado só).
- 4
Ao colocar o creme de arroz e o polvilho, forme um monte no meio da forma e, no alto do monte, cave um buraco razoavelmente largo e profundo, mas sem deixar que alcance a pá da máquina, para colocar o fermento seco, talvez uns 3 ou 4 cm diâmetro e 1 a 2 cm de profundidade.
- 5
A farinha de linhaça (dourada), a cebola cortada bem fina picotada e a cenoura ralada devem ser colocadas nos cantos da forma, cobrindo eventuais líquidos que estejam minando, e também para que não toquem no fermento e para ajudar a máquina a misturar os outros ingredientes.
- 6
De qualquer forma, é bom usar uma espátula de silicone (pão duro) para ajudar a retirar a farinha seca que fica no canto da máquina nos primeiros 4 minutos em que a máquina estará batendo.
- 7
A massa deve ficar cremosa como uma massa de bolo. Se for preciso, acrescente pouco leite.
- 8
Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Ajuda também ligar a máquina por 4 minutos na opção 12 - assar e desligar antes de colocar a forma removível já com todos os ingredientes. Nesse caso, você terá que esperar mais 15 minutos para esfriar antes de religar a máquina na posição 7. Se achar que está muito quente para o fermento, abra a tampa da máquina.
- 9
Após ligar a máquina, o tempo de preparo é 58 minutos, mas, ao ficar pronto, você deve esperar mais 10 minutos para esfriar. Utilize a espátula de silicone para separar os cantos do pão da máquina.
- 10
A farinha de linhaça é fundamental para o crescimento do pão. Caso não encontre a farinha pronta no mercado ou lojas de produtos naturais, pode bater no liquidificador um pouco das sementes de linhaça para fazer a farinha.
- 11
O pão ficará um pouco escuro devido a cenoura.
- 12
A melhor hora para comer o pão é quentinho, mas, nesse caso a massa, fica muito fofa e as fatias ficam bem mais grossas para não espatifar. Até a casca é gostosa (12 fatias).
- 13
Depois que esfria, a massa do pão fica mais consistente e conseguimos cortar fatias mais finas (20 fatias).














