
Chega de marcas de dedo nos seus aparelhos de inox! (Créditos: Canva)
Uma cozinha só de eletrodomésticos de inox é o sonho de consumo de muita gente, e não dá para negar que a estética é muito linda. O único problema são as marcas de dedo ou manchas em geral que fazem o brilho sumir, deixando-o com aparência de sujo, o que nem sempre é o caso. Porém, para resolver esse dilema, o TudoGostoso vai te ensinar uma mistura caseira superfácil e barata para deixar os seus aparelhos de inox brilhando muito. Confira!
Como deixar eletrodoméstico de inox brilhando e sem marca de dedo: aprenda a mistura caseira
Existem diversos produtos no mercado que servem para remover as manchas de impressão digital dos eletrodomésticos, mas a verdade é que alguns podem ser caros, além de perigosos de utilizar em ambientes com pouca ventilação devido aos químicos presentes na fórmula.
Uma solução barata e caseira é preparar uma mistura de café moído, água e álcool isopropílico. Embora não existam pouquíssimas evidências científicas que comprovem a eficácia dessa mistura, muitas pessoas relatam que funciona de verdade, e depois de testar na minha casa, precisei vir ensinar para vocês!
O café moído (ou a borra de café) é conhecido por ajudar a remover gorduras, afastar mosquitos e moscas, e ainda deixar um cheiro agradável no ambiente. Já o álcool isopropílico é indicado para o uso no inox porque ele seca rápido e evita manchas de gotas na superfície do aparelho.
Para fazer a mistura, você deve colocar em uma garrafa com borrifador 1 colher (sopa) de café moído ou borra de café, 1/2 xícara (chá) de água e 1 xícara (chá) de álcool isopropílico 70%. Agite bem para misturar os ingredientes e borrife nas superfícies. Em seguida, com um pano de tecido macio e que não solta pelo, retire o excesso.
Você vai perceber que os seus eletrodomésticos ficarão muito mais brilhosos. Algumas pessoas gostam de adicionar outros ingredientes como cravo-da-Índia e até essência para perfumar o ambiente, e você pode experimentar na sua casa. Só lembre-se de ter muito cuidado na hora de misturar álcool com outros produtos químicos, como água sanitária, porque o resultado pode ser perigoso! Nesse caso, a junção de álcool com água sanitária gera clorofórmio, uma substância tóxica cuja inalação pode causar depressão do sistema nervoso central.
Veja mais:
Deixei o pano de prato de molho nessa mistura (sem água sanitária) e não acreditei em como foi fácil lavar e tirar todas as manchas de gordura