
Créditos/Shutterstock
Já chorou enquanto cortava cebola? Essa reação muito comum enquanto descascamos e cortamos o alimento tem uma explicação e com certeza, não são frutos das emoções. Ao cortar a cebola, ela libera uma substância chamada propanotial-S-óxido, que é um gás irritante para os olhos. Esse composto é formado quando as células da cebola são quebradas durante o corte, liberando enzimas que reagem com os compostos de enxofre presentes na cebola. O resultado é o ardor nos olhos, que acaba causando as lágrimas.
O nosso organismo reage a essa irritação produzida pelo gás tentando se proteger. Quando o gás entra em contato com os olhos, ele forma uma leve solução ácida que ativa as glândulas lacrimais. Como resposta, o corpo começa a produzir lágrimas para diluir e neutralizar a substância irritante, resultando no choro.
Uma forma simples de diminuir este incômodo é manter a faca sempre muito afiada, assim, ao realizar o corte, a quebra das células se torna mais “limpa” evitando a liberação abundante das enzimas. Por isso, ter uma boa faca faz muita diferença na hora de cozinhar. Encontre a faca multiuso da Brinox por R$ 23,74.
*Os valores mencionados são referentes à data de publicação da matéria. O TudoGostoso pode receber uma parcela das vendas dos produtos recomendados neste conteúdo.