Quem ama se aventurar na cozinha, especialmente no preparo de bolos e pães caseiros, sabe bem a expectativa de chegar ao ponto da massa perfeita, bem fofinha e aerada, com cara de confeitaria mesmo! Pois é, mas não precisa ser um confeiteiro de mão cheia para conseguir esse resultado não, viu? O grande segredo para obter massas fofinhas e deliciosas é só um: emulsificantes! Eles são o grande "truque" da indústria alimentícia para deixar doces e salgados simplesmente irresistíveis, com aparência uniforme e consistência macia.
E esse resultado incrível você pode ter na sua casa! Quer conhecer um pouco mais sobre esse ingrediente e como utilizá-lo em receitas caseiras? Então, dá só uma olhadinha na nossa matéria!
O que são os emulsificantes?
Na culinária, os emulsificantes atuam como uma espécie de "estabilizante" de ingredientes que normalmente se repelem, assim como a água e o óleo. Isso por que os emulsificantes possuem moléculas que atraem a água enquanto outras as separam, evitando assim que as substâncias se dispersem, o que gera um resultado eficaz no preparo de massas, deixando as texturas bem lisinhas, uniformes e super agradáveis ao paladar.
Afinal, emulsificante engorda?
Mesmo sendo o responsável por deixar massas super levinhas, o emulsificante não é tão "levinho" assim não, viu? Isso por que ele é composto por gorduras saturadas, que precisam ser conferidas e dosadas antes do preparo da sua receita, ok? Como tudo na vida, é preciso usar com moderação e apenas o necessário para cada receita.
Em quais receitas podemos utilizar o emulsificante?
Como já falamos, os emulsificantes são muito utilizados em receitas como bolos e pães, deixando-os fofinhos, macios e com uma textura uniforme. No caso dos bolos, utilize 1 colher cheia de emulsificante a cada 300 g de farinha de trigo. Já para o preparo de pães, utilize-o no momento de sovar a massa, até obter uma textura lisa e homogênea.
O emulsificante é o grande segredo de bolos e pães fofinhos!
O emulsificante também pode ser utilizado no preparo de massas salgadas, como coxinhas, risoles, empadões, deixando a massa mais lisa e evitando esfarelamento na hora de manuseá-la.
Esse ingrediente também é ideal para o preparo de sorvetes, já que desacelera o processo de derretimento e também é responsável por trazer uma textura mais macia ao paladar. Legal, né?
O emulsificante deixa massas salgadas lisas e menos esfareladas!
Como conservar o emulsificante em casa?
Os emulsificantes não devem ficar expostos ao sol e nem a altas temperaturas, por isso, o ideal é conservá-los em um local fresco e bem seco. Para evitar riscos, é indicado guardá-lo na geladeira bem vedado. Mas, atenção! O emulsificante precisa ser utilizado em temperatura ambiente, por isso, retire-o da geladeira horas antes do preparo de sua receita.
E você? Costuma utilizar emulsificantes em casa? Conta pra gente nos comentários!